COMUNICAÇÃO

Defensoria lançará cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência em seminário no dia 6

29/11/2019 15:27 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Lançamento será realizado durante o “A (des)construção do olhar sobre as pessoas com deficiência: inclusão e protagonismo”, que será realizado na ESDEP, das 9 às 18h

O termo correto é deficiente, portador de deficiência, portador de necessidades especiais ou pessoa com deficiência? É para tirar esta e outras dúvidas que envolvem direitos e acesso à informação que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA lançará na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, as versões impressa e em audiobook da cartilha “Direitos das Pessoas com Deficiência”. O lançamento será realizado durante o seminário “A (des)construção do olhar sobre as pessoas com deficiência: inclusão e protagonismo”, que será promovido das 9h às 18h, no auditório da Escola Superior da Defensoria – ESDEP, na Rua Pedro Lessa, nº 123, no bairro do Canela, em Salvador.

Como parte do trabalho de educação em direitos desenvolvido pela Instituição, a cartilha educativa foi elaborada pela Especializada de Proteção aos Direitos Humanos e Itinerante da DPE/BA e traz, em suas 36 páginas, diversas informações voltadas para as pessoas com deficiência, seus familiares e com quem faz parte de sua convivência sobre os direitos, as formas de garanti-los e as instituições que podem ajudar neste processo.

“A finalidade desta cartilha não é trazer todos os dados a respeito de cada direito, mas facilitar, como dito, o acesso à informação, para que, a partir daí, se possa buscar a sua garantia e efetivação, alcançando-se, desse modo, o direito à igualdade e à não discriminação, o direito à dignidade humana e a uma vida acessível e plenamente inclusiva, em todas as suas perspectivas”, diz um dos trechos da cartilha, que tem como autora a defensora pública Cláudia Ferraz.

Seminário

Com o tema “A (des)construção do olhar sobre as pessoas com deficiência: inclusão e protagonismo”, o seminário terá mais de 8h de duração e a programação será composta pela mesa de abertura e painéis de discussão sobre temas como educação, segurança, mobilidade, acessibilidade, saúde e capacidade. A programação completa do seminário será divulgada no site www.defensoria.ba.def.br.

“A formatação do evento foi pensada para que a inclusão seja garantida e o seminário seja guiado pelo protagonismo das pessoas com deficiência. Assim, os três painéis previstos serão iniciados com reflexões feitas por essas pessoas ou familiares, que vivenciam a deficiência de forma cotidiana e vão convidar o público a (re)construir seu olhar sobre as necessidades e demandas existentes e também discutir soluções para garantir a inclusão e o protagonismo desse grupo significativo da população baiana”, explicou a defensora pública Cláudia Ferraz.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento da cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência e seminário “A (des)construção do olhar sobre as pessoas com deficiência: inclusão e protagonismo”

Quando: sexta-feira, dia 6 de dezembro, das 9 às 18h

Onde: Auditório da ESDEP, Rua Pedro Lessa, nº 123 – Canela, em Salvador.