COMUNICAÇÃO

Defensoria da Bahia vai implantar sua própria gestão SEI de processos; lançamento previsto para 04 de abril

17/03/2022 18:13 | Por Lucas Fernandes DRT/4922 | Arte: Aline Sales (designer)

O novo SEI DPE/BA pretende garantir mais autonomia na gestão dos processos administrativos da instituição e a prestação de suporte direto a defensores(as), servidores(as), funcionários(as) e fornecedores(as)

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA está próxima de concretizar a implantação do seu próprio Sistema Eletrônico de Informações – SEI. O lançamento está previsto para acontecer no dia 04 de abril.

A conquista do seu próprio sistema oficial de gestão de processos vai possibilitar à instituição oferecer apoio técnico e suporte direto a quem trabalha nela, a fornecedores(as) e colaboradores(as), além de conceder autonomia para adaptações às necessidades institucionais. É o SEI com a cara da Defensoria.

A partir do dia 23 de março, próxima quarta-feira, haverá oportunidade de treinamento online com a Coordenação de Modernização e Informática (CMO), em parceria com a Escola Superior (Esdep), para orientar servidores(as) para o uso do sistema  (confira a programação ao fim da matéria).

O uso da plataforma será obrigatório para defensores(as), servidores(as), terceirizados(as) e fornecedores(as).

A Defensoria tem dado passos importantíssimos para suas redes e sistemas serem cada vez mais seus, independentes, feitos para ela e para suas necessidades. Em janeiro de 2016, passamos a ter os nossos próprios endereços de internet e e-mail. Deixamos de ser ‘.gov’ e passamos a ser ‘.def’. Em agosto de 2016, começamos a rodar a nossa própria folha de pagamento. Em maio de 2019, implementamos o nosso próprio Diário Oficial. E este é mais um avanço na nossa autonomia”, destacou o defensor-geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.

_

O que muda?

O novo SEI DPE/BA terá todas as funcionalidades do SEI/BA; a diferença é uma interface renovada, mas familiar. Não precisa se preocupar com a demora na adaptação ao novo sistema, porque ele é semelhante ao atualmente utilizado; as equipes serão treinadas de maneira online para o uso das funcionalidades; e os tutoriais serão disponibilizados após o lançamento

A partir da data de lançamento, definida para 04/04, o SEI Bahia estará disponível apenas para consulta e exportação de processos no formato PDF e ZIP. Para dar continuidade aos processos em andamento no SEI Bahia, os usuários deverão migrá-los para o SEI DPE/BA. Novos processos só poderão ser abertos no SEI DPE/BA.

Como são sistemas diferentes, o cadastro no SEI da Defensoria não será o mesmo cadastro no SEI Bahia. No entanto, todos os usuários atuais já foram previamente cadastrados pela CMO e poderão acessar o novo sistema com o mesmo login e senha utilizados para acessar a rede interna da DPE/BA. Também poderá ser solicitada nova senha de acesso à CMO, em caso de esquecimento.

Novos cadastros deverão ser solicitados através de formulário especifico disponível no sistema servicedesk.defensoria.ba.def.br

_

Quais os benefícios?

Além de manter a proposta SEI! de avanço na era digital para extinguir o uso de papel, há ganho em autonomia institucional e preservação do meio ambiente. A implantação vai gerar economia para a instituição; além de agilidade nos trâmites processuais e mais transparência e acesso à informação.

Quaisquer problemas com acesso podem ser solucionados diretamente com a Coordenação de Modernização e Informática (CMO) da Defensoria da Bahia, responsável pelo desenvolvimento/adaptação do sistema SEI às necessidades da Defensoria Pública e pela implantação do SEI DPE/BA.

O SEI Bahia utiliza a versão 3.1.7; já o SEI DPE/BA utiliza a versão 4.0.3, mais moderna e funcional.

_

Fique de olho nas datas de treinamento

As equipes da Defensoria serão treinadas para o uso do novo sistema em modalidade online. Os treinos serão feitos de maneira escalonada pela Coordenação de Modernização e Informática (CMO), em parceria com a Escola Superior da Defensoria da Bahia – Esdep, a partir de 23 de março.  O link para acesso ao treinamento virtual será encaminhado para o e-mail institucional dos servidores/defensores.

 

TREINAMENTO PARA AS EQUIPES SOBRE NOVO SEI (CMO/Esdep)

Servidores/defensores que atuam na área administrativa

23/03, a partir das 14h
25/03, a partir das 10h

Servidores/defensores sobre aspectos gerais do sistema SEI

24/03,  das 09h às 12h
31/03 , das 14h às 17h