COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Defensoria acompanha divulgação do planejamento de operações da SSP/BA

17/02/2020 17:05 | Por Tunísia Cores DRT/BA 5496

Serão mais de 27 mil profissionais na folia, mais de mil policiais além do quantitativo de 2019

No dia em que a Polícia Militar do Estado da Bahia completa 195 anos de atuação, 17 de fevereiro, a Secretaria de Segurança Pública baiana – SSP/BA anunciou o planejamento de operações para o Carnaval 2020. Haverá mais de 27 mil profissionais atuantes distribuídos entre Salvador e Região Metropolitana, além de municípios do interior. A divulgação foi realizada no Fiesta Convention Center, localizado no Fiesta Bahia Hotel, na manhã desta segunda-feira.

De acordo com a SSP/BA, o número de profissionais corresponde a cerca de mil policiais a mais do que o disponibilizado em 2019 para atuação na folia. Em Salvador, haverá policiamento nos três circuitos oficiais da folia, com 70 postos e 42 portais de abordagens com detectores de metais para revista de foliões. A instituição também realizará videomonitoramento com 300 câmeras instaladas, sendo 84 de reconhecimento facial em pontos estratégicos.

Na ocasião, também foram anunciadas as atuações da Polícia Militar – PMBA, da Polícia Civil – PCBA, do Departamento de Polícia Técnica – DPTBA, e do Corpo de Bombeiros Militar – CBMBA. Coordenadora do plantão penal da Defensoria no Carnaval 2020, a defensora pública Fabíola Pacheco acompanhou a divulgação do planejamento de operações.

“É de extrema importância divulgar à sociedade o trabalho que será feito nesta festa popular. A atuação da Secretaria de Segurança Pública – e consequentemente da PMBA, PCBA, DPT e CBM – é extremamente necessária para o sucesso da festa. Embora tenhamos atuações diferentes, uma vez que a Defensoria observa e visa garantir o direito dos cidadãos, temos todos o mesmo objetivo: um carnaval de paz, onde sejam respeitadas a diversidade, os direitos humanos e os foliões”, afirmou Pacheco.

 

Na ocasião, a defensora pública também entregou ao governador do Estado, Rui Costa, uma pasta com materiais informativos a respeito do Plantão de Carnaval 2020 da Defensoria Pública.

“Sabemos da atenção e do respeito a nós direcionados pelo Governo da Bahia e, como uma instituição que compõe o tripé da Justiça, é importante que o governador saiba sobre o nosso trabalho, que não se limita ao dia a dia, mas é estendido às festas populares e grandes eventos no estado”, destacou Fabíola Pacheco.

 

Polícia Miliar

A Polícia Militar disponibilizará 23 mil policiais militares em toda a Bahia. Haverá 285 unidades operacionais: 216 postos elevados de observação, 42 postos de abordagens, oito bases especiais, seis postos de reunião de tropa. A PM estará presente em 13 postos integrados.

Polícia Civil

A Polícia Civil atuará com 33 postos de atendimento montados para o folião, entre postos integrados, centrais de flagrantes, posto de atendimento às vítimas de racismo e outros delitos de intolerância. Haverá também postos da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado – DRACO e Delegacia para o Adolescente Infrator – DAI.

Entre os serviços realizados estão a Delegacia Digital, registro de ocorrências, cumprimento de mandados, combate ao tráfico de drogas, equipes táticas externas e atividades veladas na pipoca, em blocos e camarotes. Haverá ainda policiamento especializado em diversas áreas.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros colocará mais de 2,5 mil servidores no Carnaval 2020, sendo 1,7 mil na capital e 817 no interior. Serão oito postos de comando dos bombeiros e do Grupamento Marítimo, 20 postos elevados de observação espalhados pelos circuitos. Serão disponibilizadas viaturas para busca e salvamento, combate ao incêndio, vistorias, entre outros equipamentos. O Grupamento Marítimo realizará ações preventivas nas praias com atenção especial às crianças e distribuição de identificação.

Polícia Técnica

Já o Departamento de Polícia Técnica terá postos integrados com laboratórios, central de Polícia Técnica, institutos Médico Legal Nina Rodrigues e de Identificação Pedro Mello; além de postos avançados, unidades de perícia e servidores em atuação nas equipes de pronta resposta.

Além do governador da Bahia, o evento contou ainda com a presença do Secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa; do comandante-geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Telles; o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito; o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), entre outras autoridades e personalidades.