COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2018 – Denúncia em relação a Centro de Convivência é discutida em reunião entre Defensoria e município

10/02/2018 16:03 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (fotos e texto)

Centros de Convivência abrigam crianças e adolescentes de 0 a 17 anos

Na tarde deste sábado, 10, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude – SPMJ para discutir acerca dos centros de convivência que estão abrigando crianças e adolescentes de 0 a 17 anos no período do Carnaval. A reunião foi motivada após a realização da itinerância feita por defensores públicos na Escola Municipal Casa da Amizade (Ondina) e o recebimento de denúncia anônima na qual foi alegado que homens estariam dando banho em meninas, bem como da quantidade insuficiente de alimentação e mamadeiras no local. Além da Casa da Amizade, a Escola Senhor do Bonfim (Barris), a Escola Estadual Teixeira de Freitas (Nazaré) e a Escola Municipal Oswaldo Cruz (Rio Vermelho) também estão recebendo crianças.

Durante o encontro, a subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da DPE/BA, Gisele Aguiar, solicitou que a situação seja verificada o mais rápido possível pela equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude a fim de que seja prestado um serviço de qualidade e de forma apropriada.

A secretária da SPMJ, Taissa Gama, admitiu que a quantidade de crianças que chegaram no primeiro dia da folia momesca surpreendeu, motivo pelo qual segundo ela ocasionou um atraso na logística de distribuição da alimentação. Ainda segundo Gama, a alta procura se deu devido a boa repercussão do serviço prestado durante o Festival da Virada de Salvador. Quanto à denúncia recebida pela Defensoria Pública ela garantiu que o fato será verificado imediatamente e que caso seja confirmado as providências cabíveis serão tomadas.

O acolhimento funciona em estilo de hospedaria, 24 horas por dia, e as crianças e os adolescentes são cuidados por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais. Além de ter direito a seis refeições diárias.

Ainda na reunião, a coordenadora do Plantão do Carnaval da DPE, Firmiane Venâncio, solicitou que a SPMJ peça à Guarda Municipal uma maior compreensão na abordagem realizada na apreensão de mercadorias de ambulantes mulheres, que muitas vezes estão acompanhadas de crianças.

Após o final do Carnaval 2018, as duas instituições se reunirão para realizar um balanço da festa e iniciar a programação do trabalho que será feito no próximo ano.