COMUNICAÇÃO

Ações de orientação e prevenção ao câncer de mama com servidores da Defensoria fazem parte de programação especial de outubro

22/10/2019 10:33 | Por Pollyana Moraes - Estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Na capital e interior, a Defensoria promoveu palestras e atividades interativas para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde.

“O acolhimento no ambiente de trabalho é de extrema importância para quem está passando por um momento de fragilidade na saúde”, afirma a diretora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, Gilda Gordilho, que enfrentou câncer de mama e esteve presente na Ação Outubro Rosa da Defensoria, em parceria com Planserv. Gilda afirma que se não fosse pelo carinho dos colegas de trabalho, talvez abrisse mão do cargo. 

A ação, desenvolvida na sede administrativa da Defensoria em Salvador, nesta segunda-feira, 21, contou com a presença da equipe de atenção integral à saúde do Planserv, que trabalha com ações de saúde e prevenção de doenças. O grupo interagiu com os servidores da Defensoria com palestra sobre alimentação e exercícios físicos, relacionando à prevenção de doenças e a importância dos cuidados diários.

A analista de direito da Defensoria, Juliana Galvão, afirma a importância da ação para o corpo técnico de servidores da DPE/BA. “Tivemos acesso, por meio dessa ação, à informações sobre autocuidado e prevenção do câncer de mama. Após receber esse direcionamento, podemos nos policiar para melhorar nossa qualidade de vida e diminuir as chances de termos a doença”, afirma a servidora. 

Jacobina

Em Jacobina, a Defensoria promoveu outra Ação Outubro Rosa, idealizada pela assistente social Jamylle Santos e intermediada pela defensora pública Jamara Saldanha, na última sexta-feira, 18. Estiveram presentes no evento representantes do Centro de Referência e Assistente Social – CRAS, do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, do Centro de Especializado de Atendimento à Mulher – CRAM, mulheres do Centro de Convivência do Idoso, além de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Agentes Comunitárias de Saúde. 

A ação contou com a enfermeira obstetra Vânia Menezes, que palestrou sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e a psicóloga Lidyane Oliveira, que conversou sobre os aspectos psicológicos do diagnóstico do câncer de mama.