Acessibilidade

Aumentar fonte Diminuir fonte Alto contraste
Fale com a defensoria
NOTÍCIAS

Serviços da Defensoria Pública são oferecidos em mutirão do Pacto Pela Vida no Lobato

16/04/2016 01:04 | Por
Serviços da Defensoria Pública são oferecidos em mutirão do Pacto Pela Vida no Lobato
Serviços da Defensoria Pública são oferecidos em mutirão do Pacto Pela Vida no Lobato

Casos na área Criminal, Consumidor, Família e Registro Civil foram algumas das demandas trazidas pelos cidadãos

Atendimentos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Coelba, Embasa, Instituto Pedro Melo e SineBahia, todos juntos, para o cidadão na Praça do Petróleo, no Lobato. Por meio do Mutirão Pacto Pela Vida, moradores da região puderam, nesse sábado, 16, ter acesso à assistência jurídica gratuita oferecida para DPE, além de outros serviços como retirada de documentos, carteira de trabalho e procura por vagas de empregos. Casos na área Criminal, Consumidor, Família e Registro Civil foram algumas das demandas trazidas pelos cidadãos.

A empregada doméstica Sonia Maria dos Santos, de 56 anos, por exemplo, veio até o local que reuniu diversos serviços do Estado, para resolver uma situação que já está na Justiça. Há mais de oito anos, um tubo da Embasa estourou e Sonia perdeu tudo: moradia, roupas, documentos e móveis. De acordo com ela, o caso vinha sendo acompanhado por um advogado particular, que a abandonou. A empregada doméstica foi encaminhada para à Casa de Acesso I, no Tororó, onde poderá acompanhar o seu processo com assistência de um defensor público. Foi instruída também a procurar a Ordem dos Advogados do Brasil para denunciar o abandono do seu caso pela advogada particular.

Para o defensor público Marcus Vinícius, a presença da Defensoria no mutirão do Pacto Pela Vida demonstra a determinação da instituição em ir ao encontro daqueles que precisam dos seus serviços e conhecer a realidade deles. "Essa é uma comunidade extremamente vulnerável que necessita da assistência jurídica gratuita para pleitear seus direitos", disse. Foi para lutar pelos seus direitos que Rita Dias, de 45 anos, operadora industrial e atualmente desempregada foi até o mutirão. O companheiro com quem morava há 21 anos a deixou para viver com outra mulher no mesmo bairro. Procurou a Defensoria Estadual para pleitear ajuda para sustentar a casa e a filha deles, de 18 anos.

Esse é o segundo Mutirão do Pacto Pela Vida neste ano que a Defensoria Pública participa, levando a assistência jurídica gratuita à população nas comunidades. Também estiveram presentes no local as servidoras da DPE Jamile Cruz, Ivana Ventura, Larissa de Novaes, Aline da Costa e a estagiária Acácia Juriti.