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Prestação de contas da Ouvidoria reafirma compromisso em tornar Defensoria cada vez mais acessível

31/03/2021 10:03 | Por tao_adm
Prestação de contas da Ouvidoria reafirma compromisso em tornar Defensoria cada vez mais acessível
Prestação de contas da Ouvidoria reafirma compromisso em tornar Defensoria cada vez mais acessível

Faltando menos de dois meses para o encerramento do biênio 2019/2021, a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou reunião de prestação de contas dos serviços que foram promovidos com e para a população nesse período e, ainda, pontou as articulações que estão em fase final de execução.

De acordo com a ouvidora-geral Sirlene Assis, poder prestar contas de toda atuação da Ouvidoria Cidadã nesse biênio é fundamental e necessário para a estreitar os laços com a sociedade civil pois demonstra “transparência e comprometimento em construir uma nova perspectiva de gestão pública para o país e para o estado”. Responsável por mediar a mesa virtual, a ouvidora-geral iniciou a conversa saudando o corpo funcional e, em seguida, apresentando os dados.

Atuação

Diante das adversidades, a Ouvidoria conseguiu reinventar sua estrutura de trabalho e atuou fortemente na afirmação e educação em direitos, buscando um encontro compartilhado com parceiros de diálogo e com a sociedade civil.

No período foram implementadas rodas de conversa e houve a ampliação na quantidade de audiências públicas, na qual possibilitou que a Ouvidoria estivesse mais próxima às várias demandas da população que necessitam de atendimento da Defensoria Pública. Além disso, foram quase 10 mil atendimentos no biênio, sendo que, em 2020, devido a pandemia, os números aumentaram significamente, passando de pouco mais de 2.500 (em 2019) para quase seis mil (em 2020).

No mesmo período a Ouvidoria Cidadã da DPE/BA apoiou e articulou também na ampliação da instituição no interior do estado por meio do plano de expansão, contribuiu em prol do crescimento do orçamento da DPE/BA dialongando com deputados estaduais e federais, além de lideranças de movimentos sociais.

Já na garantia de direitos, foram desenvolvidas ações no sentido do enfrentamento do racismo institucional, da violência contra as mulheres e à comunidade LGBTQI+, da luta pelo direito à cidade e ao meio ambiente, entre outras pautas relevantes.

Ainda na reunião de prestação de contas, Sirlene Assis pontuou a forte atuação da Ouvidoria na ampliação dos canais de comunicação da DPE/BA, no fortalecimento dos direitos das comunidades tradicionais e povos de religião de matrizes africanas e nas demandas dos idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e população em situação de rua e do sistema prisional.

Para o defensor público geral Rafson Ximenes, que também esteve presente na reunião, a prestação de contas da Ouvidoria evidenciou o comprometimento do grupo em tornar a Defensoria baiana cada vez mais acessível e efetiva na resolução de problemas dos que mais precisam. “Quero parabenizar a toda equipe da Ouvidoria e também por esse momento histórico que foi a prestação de contas. Os relatórios falaram por si só e mostram o grande trabalho que a Ouvidoria desempenhou nestes dois anos. Através dela conseguimos ter uma concepção maior sobre o que a sociedade civil pensa a respeito da instituição e sobre suas urgências, facilitando o diálogo entre todos e todas”, pontou o defensor-geral.

Participantes

Além da ouvidora-geral, Sirlene Assis, e do defensor público geral, Rafson Ximenes, também participaram da reunião de prestação de contas a corregedora da DPE/BA Liliana Cavalcante, o representante nacional de ouvidores da DPE/BA Djan Moreira, o coordenador geral de direitos humanos da Defensoria Pública da União (DPU) Vladimir Correia, o professor da Uneb Leonardo Fiusa, a subdefensora-geral do Piauí Carla Yáscar, o presidente da ADEP Igor Santos e o representante dos movimentos sociais indígena Kâhu Patajó.