COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA – Parceria entre Defensoria e hospital Esaú Matos fornece prescrição para gestantes se vacinarem contra covid-19

15/06/2021 16:45 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944
Crédito: Dórea Fotografia | @lactantespelavacinavca
Crédito: Dórea Fotografia | @lactantespelavacinavca

A documentação médica é obrigatória no município para gestantes conquistenses terem acesso à vacinação

Por meio de uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e o hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, as gestantes conquistenses poderão, já partir desta terça-feira, 15, obter com mais facilidade a prescrição médica que é necessária no município para que elas possam se vacinar contra a covid-19.

As gestantes, com e sem comorbidades, que necessitarem do relatório médico podem comparecer ao ambulatório do hospital Esaú Matos (localizado na Avenida Macaúbas, 100, no bairro Kadija), nos seguintes dias e horários: às terças-feiras e quartas-feiras, das 14 às 16h; e às sextas-feiras, das 9 às 11h, e das 14 às 16h. Para ser atendida, é necessário levar o documento pessoal de identificação, cartão de pré-natal e primeira ultrassonografia.

A necessidade da prescrição segue a orientação de uma nota técnica do Ministério da Saúde, seguida pela gestão em Vitória da Conquista, a qual diz que a vacinação das gestantes e puérperas deverá ser condicionada a prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefício.

Trabalho Conjunto

A parceria entre a Defensoria e o hospital Esaú Matos surgiu pois muitas gestantes de Vitória da Conquista, especialmente àquelas que fazem o acompanhamento da gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão com dificuldade em obter este relatório de forma mais rápida para serem vacinadas. Assim, inicialmente, a Defensoria tentou com a gestão municipal que retirasse a exigência do relatório, mas com a negativa então tentou-se buscar uma solução para que essas mulheres conseguissem o documento.

A partir desta situação, a defensora pública Flávia Coura, que vinha acompanhando a situação das gestantes em Conquista, conseguiu o espaço para esse atendimento em uma conversa com o diretor-geral do Esaú Matos, Diogo Gomes. A defensora lembra que as gestantes e puérperas foram incluídas como grupo de risco para a covid-19 pelo Ministério da Saúde e que a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda a vacinação desse grupo.

“No contexto pandêmico, observamos um aumento dos índices de mortalidade materna no País, o que torna ainda mais relevante esse trabalho conjunto. Em Vitória da Conquista, com a possibilidade de obtenção desse documento diretamente no Hospital Esaú Matos, que é uma referência regional em obstetrícia e pediatria, esperamos minorar os obstáculos que as gestantes enfrentam e contribuir para que a vacinação possa ser bem sucedida”, destaca a defensora Flávia Coura.

Para o diretor-geral do hospital Esaú Matos, Diogo Gomes, a oferta deste serviço é uma ação importante para que as gestantes tenham uma gravidez tranquila.

“Nosso papel, enquanto hospital materno infantil, é cuidar das que as gestantes e crianças tenham tranquilidade em todos os aspectos da gestação. Entendemos que a imunização delas vai gerar uma saúde melhor tanto para ela quanto para o bebê. Por isso, decidimos ajudar nisso. Buscamos priorizar a humanização em todos aspectos do atendimento”, disse o diretor-geral do Esaú Matos, que ainda informa que também a partir de agora todas gestantes atendidas no pronto socorro obstétrico do hospital já sairão do local com essa prescrição.

Lactantes 

Além do auxílio na busca para facilitar o acesso das gestantes à vacinação contra a covid em Vitória da Conquista, a aplicação da vacina nas lactantes conquistenses também contou com uma atuação extrajudicial da Defensoria. O começo da imunização deste grupo na cidade foi possível graças à articulação das representações locais do coletivo “Lactantes pela vacina” e da União Brasileira de Mulheres, que acionaram a Defensoria para tratar da questão em conjunto com representantes da administração pública municipal e estadual.

Serviço:

O que: Prescrição médica para gestantes buscarem vacinação contra Covid-19 em Vitória da Conquista (parceria Defensoria baiana e Hospital Esaú Matos).

Quem pode pegar: Gestantes que necessitarem do relatório médico (com e sem comorbidades).

Onde pegar: Hospital Esaú Matos – Avenida Macaúbas, 100, no bairro Kadija.

Dias e horários de atendimento: Terças-feiras, das 14 às 16h; quartas-feiras, das 14 às 16h; sextas-feiras, de 9 às 11h; das 14 às 16h.

O que levar: documento pessoal de identificação, cartão de pré-natal e primeira ultrassonografia.