COMUNICAÇÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA – Mais de 130 gestantes recebem prescrição para vacina contra Covid-19 em dois dias da parceria Defensoria e Esaú Matos

17/06/2021 10:22 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944
Foto: Cedida pelo Hospital Esaú Matos / Pref. de Vit. da Conquista / Divulgação
Foto: Cedida pelo Hospital Esaú Matos / Pref. de Vit. da Conquista / Divulgação

Serviço é necessário para que gestantes possam buscar a vacinação no município

O início do atendimento às gestantes em Vitória em Conquista, a fim de obter a prescrição médica necessária para a vacinação contra a covid-19, foi um sucesso. A parceria que nasceu de uma sugestão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para a gestão do Hospital Municipal Esaú Matos atendeu 133 mulheres nos dois primeiros dias (terça, 15 e quarta, 16) em que o serviço foi ofertado.

Uma das primeiras gestantes que conseguiram o relatório foi a atendente Jéssica Pereira, que está grávida de quatro meses. Assim que ela deixou o trabalho, ao final da manhã de terça, foi ao Hospital Esaú Matos na parte da tarde e em poucos minutos conseguiu o relatório, que é solicitado pela gestão da saúde em Vitória da Conquista, seguindo orientação de uma nota técnica expedida pelo Ministério da Saúde.

A atendente Jéssica Pereira foi buscar sua prescrição logo no 1º dia. Foto: Arquivo Pessoal

A atendente Jéssica Pereira foi buscar sua prescrição logo no 1º dia. Foto: Arquivo Pessoal

“Achei super rápido e prático. Mais do que indo em posto de saúde e esperando fazer o pré-natal! Fui liberada em menos de três minutos. Não vejo a hora de tomar minha vacina. A primeira etapa foi concluída. Já peguei covid-19 uma vez e não desejo isso a ninguém. Agora meu bebê vai estar protegido”, disse Jéssica Pereira.

Para a defensora pública Flávia Coura, que fez a sugestão da realização deste atendimento junto ao Hospital Esaú Matos, a prestação desse serviço auxilia o acesso à vacina contra o coronavírus para as gestantes de Vitória da Conquista, independente de classe social.

“É com muita felicidade que recebemos a notícia de que houve uma grande adesão das gestantes já nos primeiros dias de funcionamento. Precisamos nos atentar para a maior vulnerabilidade das gestantes na pandemia, que além de serem um grupo de risco aumentado, inclui mulheres que enfrentam obstáculos sociais adicionais. Com a disponibilização desse serviço pelo Hospital Esaú Matos, garantimos que o acesso à vacina contra a Covid-19 seja igualitário, e que as mulheres de todas as classes sociais possam exercer esse direito”, declarou Flávia Coura.

Agora, a expectativa do diretor-geral do Hospital Esaú Matos, Diogo Azevedo, é conceder ainda mais prescrições médicas às gestantes conquistenses, com uma maior divulgação para a população deste serviço necessário para a vacinação delas.

“Não tem data para terminar, é só a primeira semana. Ficamos muito felizes em contribuir com a melhoria da saúde da mãe da criança e fazer com que a gestante seja imunizada. É muito satisfatório para o hospital perceber que a gente pode contribuir também com essas mulheres para além do nosso atendimento usual que fazemos com elas”, afirmou o gestor do Esaú Matos.

O atendimento está sendo feito no hospital Esaú Matos (localizado na Avenida Macaúbas, 100, no bairro Kadija) às terças-feiras e quartas-feiras, das 14 às 16h; e às sextas-feiras, das 9 às 11h, e das 14 às 16h. Para ser atendida, é necessário levar o documento pessoal de identificação, cartão de pré-natal e primeira ultrassonografia.