COMUNICAÇÃO

Visibilidade Trans: roda de conversa entre servidores da Defensoria de Teixeira de Freitas reflete atendimento com respeito à diversidade

05/02/2022 11:52 | Por Júlio Reis DRT/BA 3352

Atividade analisou os contextos de violências e exclusões que enfrentam as pessoas trans e, portanto, a relevância do respeito no atendimento

Finalizando as atividades do mês da visibilidade trans, janeiro, e visando apurar um atendimento com respeito à diversidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia em Teixeira de Freitas realizou uma roda de conversa voltada aos seus servidores sobre os desafios na garantia do respeito aos direitos básicos das pessoas trans.

Organizada pela setor administrativo e o Núcleo de Apoio Psicossocial da DPE/BA, a atividade contou com da professora de História, Jasmin Lima e o/a estudante de Artes não binário, Dominic Evangelista. O encontro ocorreu no auditório da casa de acesso na última sexta, 28 de janeiro.

Na ocasião foram debatidos os contextos de violências e de exclusões sociais que enfrentam as pessoas trans e, portanto, a relevância do respeito e da prestação de um atendimento digno a este público.

“Falar sobre transexualidade é um dever, sobretudo social e ético. Lutar por direitos, mesmos os mais básicos, por igualdade e justiça para pessoas trans é de extrema importância frente a todo preconceito e desafios que esta comunidade enfrenta na nossa sociedade” comentou a convidada Jasmim Lima.

Para a defensora pública Karen Harumi Aryoshi, o encontro foi proveitoso com os servidores recebendo diversas orientações sobre os direitos das pessoas transexuais e compreendendo a importância do respeito à identidade de gênero em diversas situações como, por exemplo, a utilização de banheiros em espaços públicos.

“Precisamos defender a população que se encontra marginalizada em nossa sociedade, por isso, iremos trabalhar para que essas discussões também sejam realizadas nos demais serviços públicos da cidade, a exemplo de unidades de saúde, escolas, entre outros espaços”, acrescentou Karen Harumi Aryoshi.