COMUNICAÇÃO

Unidade Móvel – Defensoria garante acesso à justiça em Elísio Medrado pela segunda vez

20/07/2022 11:45 | Por Thaís Faria – DRT/BA 6618

Após três anos, a Unidade Móvel volta a cidade e atende à população as vésperas do aniversário do município.

Quem não foi da primeira vez, aproveitou esta nova visita e reconheceu o quanto a Defensoria é essencial para a cidade. Com 42 atendimentos, a população de Elísio Medrado teve acesso novamente aos serviços da Defensoria através da itinerância da Unidade Móvel hoje, 19/07, que aconteceu na Praça Salvador Andrade, das 8h às 16h.

“Eu fui registrado sem pai e fui procurar garantir o direito de ser reconhecido como filho dele. Como ele é acamado, fui buscar ajuda para fazer o exame de DNA com a Defensoria. E graças a Deus a Defensoria conseguiu vir aqui na casa dele para realizar esse meu sonho, o de ter o nome do meu pai”. Esse é o relato de Orlando Silva de Jesus, lavrador, morador da zona rural do município. A DPE/BA se deslocou 14km do centro de atendimentos para garantir o exame de DNA dele e seu pai, Gertudre Brito, que necessita de cuidados e tem dificuldades de locomoção após ter sofrido um AVC.

Outra família que também ficou muito satisfeita com o atendimento foi a de Ailda Silva de Jesus, 56 anos, que já tem um processo de reconhecimento de paternidade em curso dela e seu irmão gêmeo, Ailton Silva de Jesus. “Meu pai já é idoso, mas nós queremos o reconhecimento oficial que somos filhos dele. Para a gente é uma satisfação muito grande ter a Defensoria aqui na nossa cidade e fomos muito bem atendidos, com respeito e gentileza com todas as pessoas”, afirma Ailda.

Denise dos Santos de Jesus, lavradora, também recorreu a Defensoria para o acesso ao reconhecimento de paternidade da sua filha Maria Emília, de 1 ano. “Tudo foi muito bom e rápido. É importante que os nossos filhos tenham o nome do pai e é ações como essa ajudam a gente que não tem como gastar com o transporte para chegar na Defensoria”, diz Denise.

Além dos exames, também foram atendidos pedidos de divórcios, de registro de propriedades, mudança de registro civil, entre outras orientações jurídicas.

Ação Cidadã Infância Sem Racismo

Todas as cidades do interior por onde a Unidade Móvel passa, a Ação Cidadã Infância Sem Racismo ganha mais repercussão. E a cartilha “Nossa Querida Bia” chama a atenção, principalmente, das crianças. Foram distribuídos vários exemplares para as crianças que passaram pela praça.

Para que a iniciativa se espalhe pelas escolas de Elísio Medrado e permita que as crianças possam ter acesso ao material, a coordenadora da Unidade Móvel, Cristina Ulm, esteve reunida com a secretária municipal de Educação, Rosemary Peixoto. “É uma cartilha para distribuir nas escolas e educar nossas crianças. Queremos, com esta Ação Cidadã, que as escolas possam trabalhar este tema da infância sem racismo. Como eu sempre digo: a educação transforma o mundo”, explicou a coordenadora, enquanto mostrava a publicação.

Rosemary Peixoto afirmou que o apoio da Defensoria é mais que muito bem vindo, é importante para a cidade. “Muito interessante esse projeto e acredito que o município também está nessa luta por igualdade entre nossas crianças. Será muito importante contar com a Defensoria através da cartilha “Nossa Querida Bia!”, afirmou a secretária.