COMUNICAÇÃO

Segunda fase do concurso da Defensoria da Bahia acontece neste fim de semana

01/10/2021 17:02 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

411 candidatos/as distribuídos/as nas quatro categorias - ampla concorrência, cotas para população negra, pessoas com deficiência e população indígena - participam desta segunda etapa.

Acontece neste fim de semana a segunda fase do VIII Concurso para Defensoras e Defensores Públicos da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Ao todo, 411 candidatos/as foram habilitados/as para fazer a prova discursiva de caráter específico, que acontece na tarde deste sábado (2) e manhã de domingo (3), no Centro Universitário Estácio da Bahia – Campus Gilberto Gil.

O concurso pretende suprir um total de 18 vagas iniciais, além da criação de cadastro reserva. Destas vagas, 12 estão distribuídas para ampla concorrência, cinco reservadas à população negra e uma vaga para pessoas com deficiência. Uma das novidades do concurso são as vagas previstas para as pessoas de origem indígena, que serão ofertadas quando o total de vagas supridas (somando as iniciais e as que surgirem durante o prazo de validade) chegarem a 26. Foram habilitadas para a segunda fase candidatos/as de todas as quatro categorias.

“Pela primeira vez, nós vamos ter todas as categorias representadas nas vagas oferecidas pelo concurso. Essa é uma notícia que nos deixa muito felizes. E esperamos que todas as categorias sigam sendo representadas nas etapas seguintes, porque o objetivo da Defensoria é, de fato, trazer uma diversidade efetiva para a nossa instituição”, afirmou a subdefensora pública geral, Firmiane Venâncio.

Nesta segunda fase, os candidatos poderão utilizar material de consulta. Contudo, não serão permitidas anotações, comentários ou conteúdos doutrinários de legislação. É permitido haver anotação manuscrita de remissão a número lei. Uma comissão formada por defensores/as fiscalizará o material utilizado pelos/as candidatos/as nos dois dias de prova. O material em desacordo com as regras da seleção deverá se manter inacessível ao candidato durante toda a realização da prova.  A relação de materiais permitidos pode ser consultada na convocação para a segunda etapa.

De acordo com o cronograma divulgado no edital, o resultado da segunda etapa do concurso será publicado no dia 08 de novembro. O certame contará ainda com prova oral e avaliação de títulos.

Medidas de segurança

No local de realização das provas serão observadas as condições sanitárias de segurança, como higienização de superfícies, disponibilização de dispensadores de álcool em gel 70% nas áreas comuns e de sabonete líquido e toalhas de papel nos sanitários, sinalização de ocupação de mesas/carteiras para orientação quanto ao distanciamento social e ventilação natural dos ambientes com a abertura de janelas e portas.

Será obrigatório o uso de máscara individual, cirúrgica ou de tecido, de proteção de nariz e boca, não sendo permitido o acesso sem a utilização da mesma. Em complementação à máscara, será permitida a utilização de viseiras, não sendo permitido o acesso do (a) candidato (a) que estiver utilizando a viseira (escudo facial/face shield) sem a máscara.