COMUNICAÇÃO

Segunda etapa do censo da Defensoria aborda relações de gênero dentro da Instituição; resultados serão lançados nesta sexta, 9

06/07/2021 12:56 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Dados serão apresentados em edição do ‘Em Pauta’, com transmissão pelos canais da DPE/BA no YouTube, Facebook e Twitter

As relações de gênero dentro da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, seja entre seus integrantes ou na interação com o público externo, foram o tema central da segunda etapa do Censo da Instituição, que será lançado na sexta-feira, 9, às 10h, em uma transmissão ao vivo do programa ‘Em Pauta’ nos canais do YouTube, Twitter e Facebook @defensoriabahia.

Os dados apresentados foram respondidos por defensores e defensoras públicas, servidores(as) e estagiários(as) por questionário on-line entre março e abril de 2021. O objetivo é, a partir das respostas coletadas, viabilizar a elaboração e a execução de políticas institucionais voltadas à promoção de direitos humanos também dentro da Defensoria.

O questionário submetido aos integrantes da Instituição buscam captar como tem ocorrido a dinâmica das relações de gênero, trazendo aspectos como compreensões acerca do machismo, maternidade, divisão do trabalho doméstico, relações profissionais, ocupação de cargos de poder, interações entre os integrantes da instituição entre si e entre integrantes de outros órgãos do sistema de justiça, dentre outros assuntos.

O evento contará com as participações da defensora pública geral da DPE/BA em exercício, Firmiane Venâncio, a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, além da assessora de Gabinete, a defensora Fernanda Nunes, que foi responsável pela organização da segunda etapa do Censo. Também participaram da produção do censo os servidores Iolanda de Carvalho e Henrique Breda, além dos estagiários Francisco Lopes e Nalessa Paraízo.

O lançamento desta segunda etapa do Censo da Defensoria Pública da Bahia dá continuidade à primeira etapa, realizada no segundo semestre de 2020, que destinou-se à coleta de informação sobre o perfil socioeconômico de toda equipe da Instituição e também sobre especificidades de etnia/raça dos integrantes. Dentre os dados revelados na primeira etapa, um deles é que a maioria dos integrantes da Instituição, incluindo-se defensoras (es), servidoras (es) e estagiárias (os), é formada por mulheres e se identifica como negra.

Serviço:

O que: Apresentação da segunda etapa do censo da Defensoria Pública da Bahia.

Quando: 9 de julho, sexta-feira, às 10h.

Onde: transmissão ao vivo pelos canais da @defensoriabahia no Youtube, Twitter e Facebook.