COMUNICAÇÃO

Programa de inclusão digital e atendimento psicossocial para idosos em Feira de Santana contará com apoio da Defensoria

13/05/2021 11:46 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352 | Foto: Agência Brasil

Lançado por encontro virtual na noite desta terça-feira, 11, a previsão é de que o projeto contemple cerca de 30 pessoas idosas na cidade

Violência física e psicológica, abuso financeiro e a negligência estão entre os tipos de violações mais praticados contra as pessoas idosas no país. Preocupada com essa realidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA será parceira no desenvolvimento do “Programa Viver” e do “Renovação Idoso”, em Feira de Santana, a 108 quilômetros da capital baiana.

Executados pela Secretaria Nacional da Pessoa Idosa em conjunto com a Defensoria Pública do Distrito Federal – DPDF, os projetos devem promover a inclusão digital de pessoas idosas em conjunto com atendimento psicossocial, educação em direitos, entre outras atividades de formação. Lançado oficialmente por encontro virtual na noite desta terça-feira, 11, a previsão é de que o projeto contemple cerca de 30 pessoas idosas na cidade.

“O programa viver, traz o idoso para a inclusão digital e tem levado aos municípios brasileiros, mesmo neste período de pandemia, uma ligação importante para que os idosos não se sintam sozinhos. A inclusão digital é uma realidade em todo mundo e os idosos precisam cada vez mais estar inseridos”, afirmou o secretário nacional da pessoa idosa, Antônio Costa.

Destacando o trabalho da Especializada da Pessoa Idosa da DPE/BA, a defensora pública Laise de Carvalho explicou sobre o atendimento desta população quando em condição de violência, abandono, maus tratos e outras vulnerabilidades. Além disso, ressaltou a necessidade de uma abordagem social da questão do envelhecimento.

“É preciso realizar uma escuta qualificada desta população. O que queremos é isso mesmo, a inclusão social da pessoa idosa na sua comunidade, com fortalecimento dos vínculos. É um dever de toda a sociedade pensar no envelhecimento, já que todos queremos chegar numa idade avançada de modo sadio, digno”, comentou a coordenadora da Especializada da Pessoa Idosa da DPE/BA, Laise de Carvalho.

A defensora pública do DPDF Roberta de Ávila comentou a estruturação do projeto “Renovação Idoso” que é desenvolvido pela DPDF desde 2017. Serão 10 encontros com diferentes temáticas como direitos socioassistenciais com foco nas pessoas idosas, saúde mental, bem-estar, comunicação não violenta, crimes e golpes cometidos contra esta população, entre outros temas.

“É um projeto voltado para a educação em direitos e promoção de saúde mental. Sabemos que as pessoas que procuram a Defensoria, em geral, já estão em uma situação de sofrimento e de falta direitos assegurados. O projeto deve propiciar para as pessoas idosas, um espaço seguro de escuta e fala que vai diminuir o sofrimento e a tensão que a pandemia tem gerado, promovendo saúde”, comentou.

A reunião de lançamento foi mediada pela defensora pública do distrito federal Bianca Cobucci e contou também com a participação da defensora pública e coordenadora da 1a Regional da Defensoria com sede em Feira de Santana, Liliane Miranda do Amaral.