COMUNICAÇÃO

“Premiada por excelência”: Embaixador do Brasil no Egito parabeniza Defensoria da Bahia pelo Prêmio Global Princesa Sabeeka

01/12/2022 9:45 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA
Embaixador do Brasil no Egito se reuniu com a subdefensora pública geral.

Antônio Patriota foi um dos jurados que avaliou a candidatura da Defensoria e buscou nos canais oficiais da instituição embasamento para seu voto.

Integrante do comitê de júri do Prêmio Global Princesa Sabeeka Bint Ibrahim Al Khalifa para o Empoderamento Feminino, Antonio Patriota parabenizou a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) por se tornar a primeira instituição da América Latina a receber a honraria. O também embaixador do Brasil no Egito aproveitou a presença da subdefensora geral, Firmiane Venâncio, em Manama, no Bahrein, para relatar como se deu o processo de tomada de decisão e embasamento de seu voto.

“A Defensoria da Bahia foi premiada por excelência na categoria setor público. Esse é um estímulo para que a Bahia e o Brasil continuem avançando na promoção da igualdade entre homens e mulheres, no combate à violência e na promoção de uma sociedade mais justa”, parabeniza Antônio Patriota. O Prêmio Global é concedido a cada dois anos em quatro categorias: entes públicos, privados, organizações da sociedade civil e defensores individuais do empoderamento de mulheres e meninas em todo o mundo.

Com o reconhecimento da atuação da Defensoria da Bahia pelo empoderamento feminino, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a receber o Prêmio Global Princesa Sabeeka, que é promovido pela ONU Mulheres em parceria com o Conselho Supremo para Mulheres do Reino do Bahrein. “Eu fico muito orgulhoso que tenha sido uma instituição baiana, de um estado pelo qual tenho um carinho muito especial”, comemorou o embaixador.

Durante a reunião que teve com a subdefensora geral da Bahia, Antônio Patriota falou sobre a longa pesquisa que fez da atuação da DPE/BA antes de decidir seu voto. Além do material enviado na submissão, que compila o trabalho para empoderamento feminino nos âmbitos de prevenção, judicial e de política institucional, o embaixador buscou referências no site e redes sociais da Defensoria para embasar o voto.

Firmiane gravou o vídeo de defesa da candidatura da DPE/BA em Manama, Bahrein.

“Foi uma conversa interessantíssima. Pudemos discutir sobre política, diplomacia e, principalmente, Defensoria Pública. O nosso trabalho e a divulgação que fazemos através dos canais oficiais foram muito elogiadas”, avalia Firmiane Venâncio. Ela também destacou a importância do reconhecimento internacional da trajetória da Defensoria da Bahia e sua ampla atuação pelo empoderamento feminino.

Prêmio financeiro

Além do reconhecimento simbólico e do troféu, a Defensoria da Bahia recebeu US $100.000 para potencializar as iniciativas de empoderamento feminino. Para Firmiane, o prêmio também demonstra a capacidade da instituição em obter recursos fora dos limites orçamentários e eficiência do setor de Captação de Recursos criado dentro da Diretoria de Planejamento e Orçamento, que foi responsável pela inscrição.

A candidatura da DPE/BA ao Prêmio Global foi avaliada por um júri composto por sete especialistas na atuação na defesa das mulheres. Além Patriota, compuseram o comitê de júri: a subsecretária-geral da ONU e diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Sami Bahous; a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Reverenda Helen Clark; a sócio fundadora do escritório de advocacia Haya Rashed Al Khalifa, Shaikha Haya Rashed Al Khalifa; reitor da Faculdade de Administração de Empresas, Economia e Ciência Política da Universidade Britânica no Egito; Wadouda Badran; a diretora do International Arbitration Institute da University of Miami School of Law, Marike Paulsson; o diretor Regional da ONU Mulheres Ásia e Pacífico, Mohammad Naciri; e a diretora Regional da ONU Mulheres Estados Árabes, Susanne Mikhail.