COMUNICAÇÃO

Posse popular de 22 novos(as) defensores(as) públicos da Bahia ocorrerá no dia 7 de dezembro em Cachoeira

01/12/2022 13:54 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Evento é prosseguido por atendimentos ao público e pela primeira vez ocorrerá numa cidade do interior do estado

Uma investidura no cargo em meio ao povo da histórica e heroica cidade de Cachoeira, assim será a nova edição da posse popular de 22 defensores(as) públicos(as) da Bahia. A ser realizada nesta quarta-feira, 7, na Praça Ubaldino de Assis, mais conhecida como Jardim Grande, a cerimônia encerra o XVIII Curso de Preparação à Carreira de Defensor(a) Público(a), promovido pela Escola Superior ESDEP. Com atendimento jurídico aos populares, por meio da Unidade Móvel de Atendimento, esta é a primeira vez que a posse é realizada no interior do Estado. O momento é de reafirmação do compromisso dos(as) novos(as) defensores(as) públicos(as) com a atuação defensorial.

O momento também servirá para a entrega das medalha de honra ao mérito defensorial. A homenagem é destinada ao jurista Marco Aurélio Carvalho pela relevância de sua atuação nas áreas jurídicas, política e social, com importantes serviços prestados à Instituição Defensoria. Ele também fará uma palestra sobre a Defensoria e a Democracia.

Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, a ocasião serve para aproximar a população do serviço público e gratuito em assistência jurídica oferecido pela Defensoria, assim como reforçar junto aos empossados(as) o sentido de vínculo com seus assistidos.

“A posse popular é o coroamento do curso de formação dos defensores(as), depois de treinamentos e experiências práticas para iniciar o exercício do ofício. É hora de relembrar a eles e elas, e a própria comunidade, que a Defensoria existe para servir o público. De mostrar que os recursos investidos na Defensoria, no acesso a justiça, rendem frutos”, comentou Ximenes.

Ainda de acordo com o defensor público geral, a escolha por Cachoeira para promoção da primeira posse popular no interior do estado, ocorre tanto por se tratar de uma cidade que carrega a simbologia das lutas pela independência do Brasil e da Bahia, como por recentemente ter sido local de instalação de uma nova unidade da Instituição. “Chegamos recentemente na cidade e chegamos para ficar”, acrescentou Ximenes.

Para mostrar que estão mesmo prontos, os(as) defensores(as) já vão começar a atender à população logo após a entrega dos certificados e, até às 14h. A bordo da Unidade Móvel de Atendimento, eles/elas estarão à disposição com orientações jurídicas nas áreas de Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Criminal e Execução Penal, Idoso, Cível, Fazenda Pública. Na oportunidade, também serão realizados exames de DNA gratuitos.

SERVIÇO

O quê: Posse Popular dos(as) novos(as) defensores(as) públicos(as) com atendimento à população em Cachoeira
Quando: Quarta-feira, dia 7 de dezembro, às 9h
Onde: Praça Ubaldino de Assis, mais conhecida como Jardim Grande