COMUNICAÇÃO

Pop Rua em Movimento dará destaque a mulheres em situação de rua em 2021

07/04/2021 12:27 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
Foto: Lucas Cunha | Arquivo

Projeto circula pelas ruas da capital baiana levando o atendimento multidisciplinar da DPE/BA para quem vive em situação de vulnerabilidade

O projeto ‘Pop Rua em Movimento’, que circula pelas ruas, unidades de acolhimento, centros de referência e praças da capital baiana levando o atendimento multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para as pessoas que vivem em situação de rua, volta às atividades de 2021 neste mês de abril. A novidade, desta vez, é que os atendimentos serão focados nas mulheres, que, com a pandemia causada pelo novo coronavírus, viram a vulnerabilidade se agravar mais ainda.

Realizado pelo Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da População em Situação de Rua – Núcleo Pop Rua da Instituição, que faz parte da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos e Itinerante da DPE/BA, o projeto realiza itinerâncias para escutar e identificar as necessidades da população em situação de rua e atua no sentido de promover e ampliar o acesso destas pessoas a todos os serviços que precisem.

Para manter o propósito de estar sempre em movimento, o Pop Rua em Movimento realiza as itinerâncias a bordo de um veículo, do tipo Van, que leva os profissionais do Núcleo – defensora pública, assistente social, analistas jurídicos e estagiários de gênero, para as ruas e locais onde estão concentrados esta população.

Na programação de 2021, três atividades estão previstas para este mês de abril. Na próxima sexta-feira, dia 9, será realizada uma ação com as mulheres do ‘Marias em Movimento’. Já no final do mês, dia 26, terá uma ação itinerante na Praça da Piedade ou no Terminal de ônibus do Aquidabã. Entre uma atividade e outra, em data a ser definida, haverá visita a uma Unidade de Acolhimento Institucional – UAI para a escuta das mulheres que estão no local.

De acordo com o que consta no projeto, ao focar nas mulheres, que ficaram ainda mais vulneráveis com a pandemia, a ideia é fortalecê-las e criar um espaço de participação efetiva na construção de conhecimentos sobre seus direitos, incentivo ao empoderamento, trocas e sororidade.

Serviço

O quê: Início das atividades 2021 do projeto ‘Pop Rua em Movimento’ da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA

Quando: A partir da próxima sexta-feira, dia 9 de abril

Onde: Através de ações, itinerâncias pelas ruas de Salvador e visitas às unidades de acolhimento