COMUNICAÇÃO

Polícia Civil atende solicitação da Defensoria e já informa delegacia onde ocorrência registrada virtualmente será encaminhada

22/06/2021 15:52 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352 | Foto: Secretaria de Segurança Pública da Bahia

Requisição da Defensoria buscou sanar problema encontrado por mulheres vítimas de violência em Salvador

Atendendo à solicitação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a Polícia Civil passou a informar os locais onde devem ser validados os registros de ocorrências feitos prévia e virtualmente por meio da Delegacia Digital. O sistema da Delegacia Digital foi implantado como instrumento facilitador do procedimento de prestação de queixa no contexto da pandemia da covid-19.

A requisição da DPE/BA buscou sanar problema encontrado por mulheres assistidas vítimas de violência em Salvador, que após preenchimento dos dados não sabiam a qual das duas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher na cidade (Brotas ou Periperi) se dirigir para os atos posteriores necessários à apuração das denúncias.

A Polícia Civil respondeu positivamente à solicitação e informou que a funcionalidade da indicação de suas unidades já passou a ser realizada não apenas em registros deste tipo de delito, mas contemplando toda e qualquer ocorrência registrada por meio da plataforma da Delegacia Digital.

“A decisão se deu no intuito de que o cidadão passe a ter de forma mais célere a ciência de qual unidade estará responsável pela respectiva ocorrência”, observou a Polícia Civil em ofício enviado a Defensoria. De acordo com a Polícia a alteração no sistema já está operando desde o dia 8 de junho. A requisição da DPE|BA foi realizada ao fim de março deste ano.

“O trabalho em rede é essencial para que as mulheres vítimas de violência recebam atendimento digno. Elas estavam enfrentando dificuldades para entender o funcionamento da Delegacia Digital e fizemos esse requerimento, após conversa com o setor da Polícia Civil responsável pela ferramenta”, comentou a defensora e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida.