COMUNICAÇÃO

Podcast da Defensoria ganha espaço na programação da Rádio Câmara de Salvador

16/09/2021 8:02 | Por Felipe Martins - Estagiário com supervisão de Arthur Franco

Produzido todos os meses, o Levante 129 traz assuntos que convergem com a realidade das pessoas atendidas pela Defensoria e, com narrativas intrigantes, fala sobre acesso a direitos fundamentais

Durante o período de pandemia e isolamento, um novo tipo de mídia cresceu de forma vertiginosa, aliando linguagem simples e a proximidade com o público. Os podcasts – que são um tipo de programa de rádio transmitido pela internet – caíram no gosto do brasileiro e despontaram como uma das mídias que mais se popularizaram nas plataformas digitais. Numa das mais conhecidas, o Spotify, o crescimento chegou a ser de 200% no ano de 2020, computando o impressionante número de 1,9 milhões de podcasts disponíveis.

A Defensoria Pública da Bahia não ficou de fora deste movimento. Com o perfil de sempre abrir para discussão temas relevantes para a sociedade, a instituição iniciou seu próprio podcast em maio de 2021, o Levante 129, que já conta com cerca de 2 mil plays no Spotify e no Deezer. Agora, o programa ganhou espaço em mais um canal de transmissão: os episódios também serão veiculados pela Rádio CAM 105.3 FM (Rádio da Câmara Municipal de Salvador). A emissora já está transmitindo os primeiros episódios desde a terça-feira (14).

Nesta primeira semana, são sete dias de programação, com o Levante rodando na grade da rádio nos seguintes horários: às 9h, às 13h e às 21h, todos os dias da semana. A partir do dia 20 de setembro, o podcast passa a ser transmitido às terças e às sextas, às 13h e às 21h.

“A podosfera é um espaço privilegiado. A Defensoria Pública tem muita história pra contar, sob uma ótica que nunca é contada. Pedi aos nossos jornalistas que usassem toda a sua sensibilidade, para mostrar o que o povo brasileiro vive. Sem excelências e data vênias [simples, sem juridiquês]. Saiu melhor do que imaginei”, avalia o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.

O Levante 129 é produzido pela Assessoria de Comunicação da DPE/BA e traz episódios mensais focados nas histórias dos assistidos pela Defensoria, em debates com a sociedade civil (organizada ou não) sobre temas que envolvem direito e justiça, e em apresentar o ponto de vista social e jurídico dos(as) defensores(as) públicos(as) sobre as mais variadas questões que influenciam diretamente a vida da população a qual eles assistem.

Para o coordenador da Ascom da DPE/BA Alexandre Lyrio, o Levante 129 tem dois grandes pilares. “O primeiro é trazer reflexões sobre as principais questões que envolvem o público de assistidos da Defensoria, ou seja, os mais vulnerabilizados. O segundo é dar voz e visibilidade a esses assistidos através de suas histórias”, avalia.

Os episódios estão sendo lançados mensalmente desde o mês de maio. O diferencial do Levante 129, para além dos temas debatidos, é que ele não fica apenas em um formato de bate-papo ou entrevista. De acordo com o roteirista, editor e apresentador do podcast, o jornalista da Ascom da DPE/BA Lucas Fernandes, “o interessante é que o Levante é mais que um programa apenas de diálogo e bate-papo. Em vários momentos ele flui como uma telenovela, com narração, enredo, pontos críticos, trilha sonora aguçada com cada momento. Mistura todos esses elementos e é isso que o torna tão rico”.

O Podcast ainda contou com a produção dos jornalistas da Defensoria Ailton Sena e Tunísia Cores e edição do produtor áudio visual André Macedo.

Rádio CAM

A Rádio Câmara Salvador começou suas operações no ano de 2018 de forma digital, sendo posteriormente transmitida pela frequência 105,3 FM, sendo também um veículo que, assim como o Levante 129, visa aproximar a população de questões e discussões relevantes para a sociedade.

Confira um resumo dos episódios do podcast, que tá rolando lá na grade da Rádio CAM:

EP#01 – Feminicídio, legítima defesa da honra e o machismo estrutural
Mai 13 • 37:43

Acuada, protegendo o rosto, Ângela Diniz foi assassinada com quatro tiros na cabeça pelo marido, em 1976. Uma das justificativas para o crime no Tribunal do Júri foi que ela era uma mulher “lasciva”, que feriu a dignidade masculina do réu. A estreia do primeiro episódio do ‘Levante 129’, podcast da Defensoria Pública da Bahia, coloca em tela não só o caso mais famoso de feminicídio associado à legítima defesa da honra, mas também casos recentes de desqualificação da mulher perante a Justiça com base em moralismo.

Com um trilha sonora de cair o queixo, neste episódio você também vai ouvir pontos de vista sobre a recente decisão do STF, de março de 2021, que proibiu o uso da tese de legítima defesa da honra na Justiça. Os entrevistados são a socióloga Vilma Reis (Coletiva Mahin – Organização de Mulheres Negras); as defensoras públicas Lívia Almeida (DPE/BA), Grazielle Carra Dias (DPE/MS) e Flávia Apolônio (DPE/BA); e o defensor público Maurício Saporito (DPE/BA).

EP#02 – Terra de catadores: a batalha pela sobrevivência em meio ao lixo
Jun 30 • 43:07

Enquanto a gente se refresca tomando um refrigerante, uma água, e depois olha para a latinha vazia e vê lixo, os catadores de recicláveis suam debaixo do sol e veem a mesma lata ou garrafa como a oportunidade de poder levar comida para a mesa da família, normalmente numerosa. Ganhando menos de 500 reais por mês, eles protegem o meio ambiente, fazem a coleta seletiva que todo município deveria fazer, e não são reconhecidos.

Nesse podcast você vai entender um pouco mais sobre a vida de gente que cata a vida inteira, às vezes desde criança. Que vira noite e dia carregando enormes sacos de materiais pesados para sobreviver. Que sofre preconceito por causa do seu trabalho, da sua cor e até do seu cheiro. E que, mesmo assim, continua a sorrir e a lutar por melhores condições de vida e trabalho. Gente que põe a mão no lixo sem vergonha – por estar fazendo tudo o possível para sustentar a família – e para preservar o meio ambiente. Que, aliás, se orgulham disso.

Vai ouvir a presidente do Fórum de Catadoras e Catadores de Rua em Situação de Rua falar um pouco sobre a realidade de pessoas que catam individualmente e sobre a falta que fez o Carnaval e as festas populares para a classe de catadores com a pandemia. Sobre os meios de garantir os direitos dos catadores de terem vida e condições de trabalho dignas, quem fala é a defensora pública Kaliany Gonzaga – coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental e do programa Mãos Que Reciclam – e a engenheira ambiental Priscila Conceição Ribeiro – cuja pesquisa de doutorado trata sobre a inclusão de catadores.

EP#03 – A mãe que desistiu
Jul 30 • 36:32

O que é a maternidade? Instinto ou construção? Mãe que é mãe abandona o seu filho? O terceiro episódio do podcast Levante 129 já está disponível no Spotify e no Deezer e traz a história de Camila, uma jovem assistida pela Defensoria da Bahia. Desempregada, mãe solo, inserida num contexto familiar de violência e falta de paz, ela entrou em desespero por causa de uma gravidez inesperada. De gêmeos. Uma história sofrida, que quase terminou em tragédia.

Quem dá o verbo nesse episódio e trata questões sobre a entrega voluntária para adoção é a coordenadora da Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar; o defensor público Marcus Cavalcanti; o juiz da 2a Vara da Infância em Recife, Élio Braz Mendes; a psicóloga da Defensoria Rebeca Laranjeira e o jornalista Alexandre Lyrio. Vem se emocionar, vem pro Levante!

EP#04 – Fogo, sangue e fome: histórias de pessoas em situação de rua na pandemia
Ago 30 • 51:40

Ana Paula dormia na rua, no Porto da Barra, em Salvador, quando foi queimada junto com o seu marido, Adilson Silva. Ela morreu hospitalizada em 19 de agosto de 2021 – Dia Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua; ele também não resistiu e morreu onze dias depois, em 30 de agosto. O indígena Galdino Jesus foi queimado, em 1997, em Brasília, após ficar um dia em situação de rua. Doze anos mais tarde, motoqueiros mataram à bala duas pessoas que dormiam na mesma praça em que Galdino foi morto. Em 2004, sete pessoas que dormiam na Praça da Sé, em São Paulo, foram assassinadas com pauladas na cabeça.

Alvos fáceis da violência e ponto cego da sociedade, pessoas em situação de rua contam suas histórias nesse episódio. Você vai saber mais sobre o rastro de fogo e sangue que acompanha até hoje as mais de 220 mil pessoas no Brasil que não tem a proteção de uma casa para morar. Você vai conhecer também um pouco do trabalho da equipe Pop Rua da Defensoria da Bahia, que luta para amenizar os efeitos da pandemia nessa população cada vez mais crescente.

Os convidados são as pessoas em situação de rua Agnaldo Pereira, Manoel Jesus (nome fictício), Maria José, Noé Souza, e Sabrina Coelho. Participam também a coordenadora do Movimento Nacional de População de Rua Região Nordeste (MNPR) Sueli Oliveira e os membros da equipe Pop Rua: Eva Rodrigues, defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos; Fabiana Almeida, defensora pública do Núcleo Pop Rua; Sandra Carvalho, assistente social do projeto Pop Rua em Movimento; e Zuldiane Coelho, assistente social do Núcleo Pop Rua que atua com catadores de materiais recicláveis.