COMUNICAÇÃO

Pessoas com síndrome de Down devem ser vacinadas com nova prioridade, aponta Defensoria às Secretarias de Saúde

25/03/2021 16:12 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352 | Foto: Dado Ruvic - REUTERS

Adequada a prioridade, as pessoas com síndrome de Down passam da fase 4 para a fase 3 de vacinação

Solicitando adequação nos planos de vacinação, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA enviou comunicação à Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Saúde de Salvador requerendo a inclusão das pessoas com síndrome de Down entre os grupos prioritários no processo de vacinação contra a covid-19. A demanda foi dirigida também à União dos Municípios da Bahia e ao Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado.

No documento, a Defensoria aponta que o Ministério da Saúde reconheceu na última quarta-feira, 17, que há particularidades neste grupo que o torna mais vulnerável à incidência de doenças infecciosas respiratórias, o que representa maior risco para desenvolvimento de sintomas mais graves e maiores taxas de hospitalização e mortalidade pela covid-19. Desta forma, o Ministério da Saúde atualizou sua lista de comorbidades para incluir as pessoas que vivem com esta alteração genética nos grupo prioritários.

Além disso, procurada pela Associação Baiana de Síndrome de Down – Ser Down, a Defensoria apontou que recente estudo, realizado por esforços de diversas organizações de saúde dos Estados Unidos, indica que a existência de deficiência intelectual é fator de elevada ameaça para se vir a apresentar diagnóstico de covid-19.

Por fim, a Defensoria destacou que o agravamento do cenário epidemiológico da doença no estado, com o risco real de falta de leitos e equipamentos mecânicos indispensáveis ao tratamento dos casos graves, além da disponibilidade limitada de doses da vacina, expõem as pessoas com síndrome de Down a maiores perigos.

Fases de vacinação

Adequada a prioridade, as pessoas com síndrome de Down passam da fase 4 para a fase 3 de vacinação. Atualmente a vacinação encontra-se com públicos das fases 1 e 2 sendo vacinados.

Os grupos prioritários da vacina estão definidos desta forma na Bahia:

FASE 1
Trabalhadores de Saúde
Idosos a partir de 75 anos
Idosos em Instituições de Longa Permanência e maiores de 60 anos
Indígenas
Povos e Comunidades Tradicionais e Ribeirinhas

FASE 2:
Idosos de 60 a 74 anos

FASE 3:
Pessoas com comorbidades para covid -19 (com risco maior de agravamento – agora entre elas pessoas com síndrome de Down)

FASE 4:
Pessoas em situação de rua
Forças de Segurança e Salvamento
Trabalhadores da Educação
Pessoas com deficiência institucionalizadas
Pessoas com deficiência permanente severa
Caminhoneiros
Trabalhadores Transporte Coletivo Rodoviário e Metroferroviário de passageiros
Trabalhadores de Transporte Aéreo
Trabalhadores Portuários
População Privada de Liberdade
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade