COMUNICAÇÃO

Pelo fortalecimento da educação na rede municipal de Salvador, Ouvidoria da DPE/BA realiza audiência pública nesta quinta, 17

16/03/2022 14:11 | Por Júlio Reis DRT/BA 3352

Audiência ocorre virtualmente a partir das 14h; inscrições devem ser feitas por mensagem de whatsapp para o número (71) 99938-4982.

Uma audiência pública virtual será realizada na tarde desta quinta-feira, 17, para debater a situação da educação pública sob responsabilidade do município de Salvador e as condições de trabalho desta rede. A audiência ocorrerá por meio de plataforma de reuniões digitais e é promovida pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) após solicitações e demandas de professores e gestores da rede de ensino de Salvador.

“Fomos procurados por profissionais da educação que têm relatado uma precarização do sistema. Escolas para ensino de jovens e adultos (EJA) estão sendo fechadas em bairros periféricos da cidade, além da baixa oferta de creches. Além disso, há queixas quanto ao retorno às aulas sem o cumprimento das medidas sanitárias necessárias neste contexto, ainda sob o signo da covid-19”, pontuou a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis.

A audiência é promovida também pela Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA e conta com a colaboração do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e o mandato do deputado estadual Hilton Coelho.

Temas como a convocação ainda por fazer dos professores aprovados no concurso de 2019 e a transparência no uso de recursos provenientes da divisão de sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) deverão ser debatidos.

Além disso, questões ligadas à superlotação das salas de aula, redução da carga horária das disciplinas de língua estrangeira, falta de investimento em tecnologia, a demissão de diversos profissionais e a substituição dos professores licenciados/especialistas em Artes e Educação Física por professores sem formação específica estarão na pauta.

Serviço

O quê: Audiência pública em Defesa do Fortalecimento da Educação na Rede Pública Municipal de Salvador
Quando: 17 de março, quinta-feira, às 14h
Onde: Audiência virtual pela plataforma Google Meet
Inscrição: Por mensagem de WhatsApp para (71) 99938-4982