COMUNICAÇÃO

Paternidade responsável é tema de debate da roda de conversa da Ouvidoria nesta quarta, 18

16/08/2021 16:45 | Por Felipe Martins - Estagiário com supervisão de Arthur Franco

Encontro irá abordar a paternidade para além do reconhecimento na certidão de nascimento; evento será on-line e transmitido pela plataforma Google Meet.

Dando continuidade às ações na promoção da paternidade responsável neste mês de agosto, a Ouvidoria da Defensoria Pública realiza uma roda de conversa virtual na próxima quarta feira (18) com o tema “Ser Pai é um ato de amor e garantia de direitos”. O encontro será virtual e transmitido pela plataforma do Google Meet nesta quarta, às 17h, e as inscrições podem ser feitas através do Whatsapp pelo número (71) 99951-3324.

Para a mediadora do evento, a ouvidora-geral da Defensoria Sirlene Assis, a Roda de Conversa é uma continuidade das ações no mês de agosto, em que se comemora o dia dos pais e a Defensoria tem promovido há 14 anos a Ação Cidadão Sou Pai Responsável, uma campanha que busca conscientizar a importância da paternidade presente na vida dos filhos e filhas. O encontro também atende as demandas recebidas pela Ouvidoria quando da entrada de ações de pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade.

“Ser pai não é apenas gerar o ser humano, mas sim ter inúmeras responsabilidades que vão desde a afetiva a garantia de direitos, como moradia, lazer, educação, convivência comunitária e familiar, além da transmissão dos princípios fundamentais para formação do ser humano. Os atos de amor e responsabilidade não podem ser apenas das mulheres, que são a maioria das chefes de família quando os companheiros fazem os filhos e fogem das responsabilidades”, destacou a ouvidora-geral. 

A roda de conversa contará com a presença da coordenadora da Especializada de Família da DPE/BA, Analeide Accioly; o coordenador das Defensorias Públicas Regionais, Walter Fonseca Júnior; o defensor público, George Araújo; além de outros convidados como o ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Elizeu Soares; o escritor e poeta, Silvio Rosário; a representante do Núcleo de Religião de Matriz Africana – Nafro, Jalba Santiago; o presidente da Associação Comunitária Nossa Senhora Medianeira, Derivaldo Lisboa e o ouvidor-geral da DPE/Piauí, Djan Moreira. Além da troca de experiências sobre paternidade responsável entre entre os convidados, haverá também uma apresentação cultural da poetisa Aionã Teixeira, de 8 anos, que irá recitar suas poesias na abertura do evento.

Serviço:

O que: Roda de conversa com o tema: “Ser Pai é um ato de amor e garantia de direitos” 

Quando: às 17h desta quarta-feira, 18 de agosto

Transmissão: Google Meet

Inscrição gratuita: WhatsApp 71 99951-3324