COMUNICAÇÃO

Ouvidoria Cidadã da DPE/BA chega a Barreiras para eleição de membros do Grupo Operativo

18/10/2017 16:24 | Por Elaine Lima - estagiária com supervisão de Vanda Amorim DRT/PE 1339

Foram eleitas representantes do Grupo Operativo de Barreiras

 

A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou audiência pública na Câmara de Vereadores para eleição de representante do Grupo Operativo da Ouvidoria externa da DPE/BA. Compuseram a mesa diretora a ouvidora geral da Defensoria Pública, Vilma Reis, o defensor público Gustavo Livio, a pedagoga Paula Vielmo, e a diretora do CRAS\Barreiras, Marília Machado.

Após ouvir os membros da mesa, foi dada a oportunidade para as pessoas presentes se manifestarem, trazendo as demandas da sociedade civil, para que a Defensoria Pública possa envidar esforços para a solução dos casos.

Segundo Gustavo Livio, a Defensoria Pública ainda conta com um orçamento reduzido em relação aos demais Poderes, o que, somado ao pequeno número de defensores, reduz a proatividade do defensor, na medida em que terá que se desmembrarem entre atendimentos, audiências e busca pelos problemas da população.  “A força da Defensoria não está na politicagem ou na subserviência às forças políticas, e sim do povo e da sociedade civil”, afirmou o defensor público.

A eleição de um representante para o Grupo Operativo em Barreiras servirá para ouvir as demandas da sociedade civil, para que a DPE/BA possa dar uma solução adequada. Para a ouvidora-geral, Vilma Reis, para que a Defensoria Pública se fortaleça é indispensável a participação da sociedade civil organizada, pedindo a presença da Defensoria Pública nas comarcas onde ela não está presente.

Na reunião que aconteceu na última segunda, 16, foram eleitas Márcia Maria Santiago Lúcio, como titular e Edith Lopes de Souza, como suplente.