COMUNICAÇÃO

Ouvidoria Cidadã da Defensoria retoma ‘Roda de Conversa’ e programa mais três encontros virtuais em julho

10/07/2020 17:53 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

As transmissões acontecem através da plataforma Google Meet e, para participar, é preciso fazer uma inscrição prévia

A programação para este mês de julho da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promete: o projeto Roda de Conversa está de volta e, além do que foi realizado esta semana, mais três encontros estão previstos até o final do mês. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, as conversas serão realizadas de forma virtual e, para participar, é necessário realizar inscrição prévia.

As transmissões da Roda de Conversa acontecem através da plataforma Google Meet e as inscrições devem ser realizadas, previamente, através de envio de mensagem pelo aplicativo Whatsapp para o número (71) 98865-7100. “A luta pelo acesso aos nossos direitos continua! Espero vocês em nossas Rodas de Conversa”, convidou a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, que faz a mediação em todas as edições do projeto.

Programação

De acordo com a programação, na próxima quarta-feira, dia 15, às 17h, a conversa será com a “Defensoria Pública da União – DPU – sobre o auxílio emergencial” e os convidados serão o defensor regional de Direitos Humanos da DPU/BA, Vladimir Correia, e o subdefensor-geral da DPE/BA, Pedro Bahia.

Já no dia 21 de julho, também às 17h, o tema da vez será “Mulheres negras no poder”. O tema será abordado pela socióloga, ativista do movimento de mulheres negras e ex-ouvidora-geral da Defensoria, Vilma Reis; a assistente social, ativista do movimento de mulheres negras e também ex-ouvidora-geral da Defensoria, Tânia Palma; a ouvidora-geral da DPE/CE, Antônia Mendes de Araújo; e a ouvidora-geral da DPE/MA, Márcia Maia.

Para encerrar o mês, no dia 30 de julho, também às 17h, o “Direito à Cidade e os Entrecruzamentos da Interseccionalidade” estarão em destaque na Roda de Conversa. Nesta edição, os convidados serão: a defensora pública Bethânia Ferreira de Souza, que atua no Núcleo de Prevenção, Mediação e Regularização Fundiária da DPE/BA; o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia – IAB/BA, Luiz Antônio de Souza; o coordenador do Grupo de Pesquisa Etnocidades da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Fábio Velame; o representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM, João Pereira; e a representante do Movimento Sem Teto da Bahia, Maura Cristina da Silva.

Primeiro encontro já realizado

O projeto Roda de Conversa, no qual a Ouvidoria Cidadã da DPE/BA promove debates de temas de interesse da sociedade civil e destaca a garantia dos direitos da população mais vulnerável, foi retomado na última terça-feira, dia 7 de julho.

Este primeiro encontro do segundo semestre teve como tema “Como acessar os direitos previdenciários em tempos de pandemia”. Na ocasião, o assistente social, assessor técnico e profissional de referência do Programa de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Adson Bizerra Lima; a defensora pública Bianca Mourão Fantinato e o defensor público Eduardo Yuri Tatai conversaram sobre o assunto.