COMUNICAÇÃO

O que faz de você um pai completo? Campanha da Ação Cidadã Sou Pai Responsável convoca pais ausentes a participarem da vida dos filhos

05/08/2021 16:16 | Por ASCOM

Provocativa, campanha tem início nesta quinta-feira, 5, com vídeo institucional emocionante. Ao longo de todo o mês, haverá exibições na TV, além de posts nas redes sociais, outdoors, busdoors e spots de rádio de tirar o fôlego

O que você quer ser para seu filho? Um nome na certidão de nascimento? O valor de uma pensão alimentícia? As visitas nos fins de semana? Fotos nas redes sociais? É isso que faz de você um pai completo? Com o objetivo de convocar os pais a recuperarem o tempo perdido diante da ausência na vida dos filhos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA optou por uma campanha provocativa para intensificar a Ação Cidadã Sou Pai Responsável 2021. A partir de reflexões como essas, a DPE/BA mostra que o reconhecimento da paternidade vai muito além do DNA.

Com o slogan “reconhecer é obrigação, ser presente é decisão”, a campanha chama os pais a exercerem a paternidade de forma efetiva e afetiva. A partir desta quinta-feira, 5, para marcar o início da ação, um vídeo institucional emocionante será divulgado nas nossas redes sociais, além de exibições na TV nos dias seguintes. Também nas redes, ao longo de todo o mês, haverá a divulgação de peças impactantes, muitas delas levadas para as ruas através de outdoors e busdoors espalhados por diversos pontos da capital e Região Metropolitana. Sem falar os spots de rádio com roteiros de tirar o fôlego. A comunicação vai dialogar diretamente com os pais ausentes, independentemente de o reconhecimento da paternidade já ter ocorrido, para que eles assumam postura ativa e presente na vida dos seus filhos.

Para manter a tradição, porém, a DPE/BA vai disponibilizar um atendimento especial para os homens que desejarem fazer o teste de DNA gratuito, uma das marcas da Ação Cidadã desde 2007. Entre os próximos dias 9 e 20 de agosto, através do número 71 9104-2907, os supostos pais que desejarem dar esse passo importante para o reconhecimento da paternidade poderão agendar a data e o local do exame. Há apenas dois requisitos: morar em Salvador ou região Metropolitana e não ter registrado o nome do pai na certidão de nascimento do(a) filho(a). Neste caso, será necessário apresentar RG, CPF, comprovantes de residência da mãe e do suposto pai, e certidão de nascimento do(a) filho(a).

Dupla Ba x Vi chegando junto

A dupla Bahia e Vitória deixou a rivalidade de lado e vai fortalecer ainda mais a nossa Ação Cidadã. Os dois clubes também vão “chamar na xinxa” tricolores e rubro-negros para que eles não só reconheçam a paternidade, mas também sejam homens responsáveis e presentes nas vidas de seus filhos. Além de divulgar entre os seus torcedores o número exclusivo para agendamento dos exames de DNA e reconhecimento de paternidade da DPE/BA, Bahia e Vitória vão entrar em campo com a faixa da nossa campanha. “Não seja só o pagador de pensão: participe da vida do seu filho”. Ou seja: para ser pai de verdade tem que levar no estádio.

Lançada em 2007, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável tem a campanha de intensificação realizada anualmente em todo mês de agosto, devido ao Dia dos Pais. O objetivo é, além de realizar os exames gratuitos, orientar famílias a respeito dos conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares. Para tal, a Defensoria fornece orientações jurídicas, conciliação e mediação de conflitos.