COMUNICAÇÃO

Não olhe para cima – Novo episódio do podcast da Defensoria fala sobre os problemas que o negacionismo traz para a assistência jurídica

04/02/2022 17:23 | Por

Traçando um paralelo com o sucesso do filme "Não olhe para cima", a Defensoria foi atrás de áudios negacionistas em grupos no Telegram. E olha no que deu!

“Covid não existe”. “Vacina é um veneno para matar as crianças”. “Essa vacina é agenda da nova ordem mundial, que quer sacrificar crianças para o deus do mal”. Calma, quem diz isso não somos nós.

Essas são algumas das alegações que você vai ouvir no episódio do Levante 129 que mostra como o negacionismo afeta o sistema de assistência jurídica no Brasil. Jornalistas da Defensoria da Bahia camuflaram-se em grupos negacionistas no Telegram e captaram diversos áudios que mostram, sem filtros, como pensam algumas pessoas do movimento antivacina.

Você não vai ouvir a clássica alegação de que a Terra é plana, mas o podcast tá recheado com uma galerinha aí que diz umas coisas de deixar a gente de orelha em pé – e que mostra que não é à toa o sucesso e o flerte com a realidade em “Não olhe para cima”. Sem spoilers, o Levante traçou um paralelo do negacionismo com o filme, cujo título, bem sugestivo, vale não apenas para um cometa, mas para um Brasil piramidal, onde quem está no topo precisa que os milhões da base fiquem de cabeça baixa, sem questionar ou lutar por seus direitos.

Os convidados dão um show de conhecimento sobre pandemias/epidemias na história, sobre direito das crianças e dos adolescentes e negacionismo jurídico, principalmente na área da ciência da saúde: André Cerqueira (DPE/BA) – defensor, membro da comissão nacional de direitos das criança e do adolescente do Condege; Christiane Cruz – historiadora, doutora em História das Ciências pela Fiocruz, escritora do livro A Gripe Espanhola na Bahia; Gisele Aguiar (DPE/BA) – defensora e coordenadora da Especializada da Criança e do Adolescente; Jaime Nascimento – historiador, professor e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; Ricardo Russel (DPU/CE) – defensor federal, professor do IFPE, doutorando em Direito e especialista em Ciência Política; Rodrigo Pacheco (DPE/RJ) – defensor-geral do Rio de Janeiro e membro do Condege; Vladimir Correia (DPU/BA) – defensor federal regional de Direitos Humanos.

Não dá para perder o episódio que abre a temporada 2022 do Levante 129 e a entrada dele na era dos memes, né? Vem pro Levante!

Ficha técnica
Coordenação: Alexandre Lyrio
Produção: Alexandre Lyrio e Lucas Fernandes
Apresentação, roteiro, reportagem e captação de som: Lucas Fernandes
Edição: Dedeco Macedo e Lucas Fernandes
Revisão e finalização: Dedeco Macedo