COMUNICAÇÃO

Salinas da Margarida – Prefeitura acata recomendação de Defensorias e se retrata por publicação que marginalizava quilombo

15/04/2021 16:40 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352
Registro durante visita técnica realizada pela Defensoria à comunidade quilombola de Conceição Salinas em novembro de 2020

Publicação anterior nos canais da prefeitura negava reconhecer comunidade quilombola em seu território, ignorando Quilombo de Conceição de Salinas

Observando recomendação conjunta das Defensorias Públicas do Estado da Bahia e da União, a prefeitura de Salinas da Margarida publicou nota de retratação em seu Diário Oficial e suas redes sociais por publicação anterior em seus canais em que negava reconhecer comunidade quilombola em seu território, ignorando assim a existência do Quilombo de Conceição de Salinas.

Na retratação, a prefeitura diz reconhecer a existência da comunidade Quilombola Conceição de Salinas/BA certificada pela Fundação Palmares e ter ciência da existência do procedimento de regularização fundiária referente à titulação da comunidade instaurado junto ao Incra.

Além disso, a prefeitura assegurou que já aplicou todas as 416 doses de vacinas recebidas contra a covid-19 destinadas para a comunidade quilombola, de acordo com as prioridades de imunização estabelecidas pelo Plano Nacional de Vacinação.

Na nota, a administração local reconhece ainda que a autoidentificação quilombola não impede acesso a nenhum direito social e que foram vacinadas todas as pessoas que se autodeclararam quilombolas com as doses em questão. Por fim, a prefeitura declara ter incluído no plano municipal de vacinação a convocação, por ordem decrescente de idade, dos moradores da comunidade quilombola acima de 18 anos.

A recomendação conjunta entre DPE/BA e DPU contou com a participação das defensoras públicas estaduais Roberta Cunha e Cristine Bardelli e do defensor público federal Vladmir Correia. Já as tratativas para articulação da nota de retratação contaram também com a participação do defensor público estadual Rafael do Couto Soares, que integra o Grupo de Trabalho para Igualdade Racial da DPE/BA.

Quilombo de Conceição de Salinas

A centenária comunidade quilombola de Conceição de Salinas está localizada dentro do município de Salinas da Margarida e é certificada pela Fundação Palmares como remanescente de quilombos, com área em processo de regularização fundiária. Composta por cerca de 480 famílias, a maioria da população vive da pesca, agricultura de subsistência, extração de frutas nativas e criação de pequenos animais.

Atualizado em janeiro deste ano, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 prevê as comunidades ribeirinhas e quilombolas entre os grupos prioritários para o recebimento da vacinação, cabendo os municípios traçar a estratégia especifica de vacinação desses grupos.