COMUNICAÇÃO

Mãos que Reciclam – Catadoras de materiais recicláveis celebram Dia das Mães em Itabuna

10/05/2022 11:10 | Por Júlio Reis

Evento confraternizou cerca de 30 pessoas e foi momento significativo para mulheres que se sentiam 'esquecidas' socialmente.

O ensejo do dia das mães uniu catadoras e catadores de materiais recicláveis de Itabuna em uma celebração no galpão da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI). A confraternização ocorreu na última quinta-feira, 5, por uma iniciativa e organização da equipe do projeto Mãos que Reciclam da Defensoria Pública do Estado da Bahia na cidade.

A AACRRI é hoje responsável pela coleta seletiva no município e há três meses vem desenvolvendo suas atividades no galpão instalado no bairro do Lomanto. As catadoras foram homenageadas com a exibição de um vídeo com fotos de suas famílias e sorteio de brindes ofertados por empresas e empreendedores(as) da região.

De acordo com a servidora e assistente social da Defensoria, Andréa Pires dos Reis, o evento reuniu cerca de 30 pessoas e foi possível porque estes colaboradores abraçaram a causa e tornaram o gesto simples, mas significativo, realidade. Também marcou presença na confraternização a defensora pública Aline Brito Müller que atua assiduamente com as demandas das catadoras(es) em Itabuna.

“Nas visitas e na convivência com as famílias, percebemos que a maioria das mulheres são mães ‘solo’. Escutamos, de cada uma delas, que se sentiam esquecidas pela sociedade, por trabalharem no ‘lixão’. Isso nos sensibilizou muito. Então aproveitamos a oportunidade para demonstrar que elas não estão esquecidas, que, além de profissionais da reciclagem, chefes de família, são mulheres extraordinárias que conseguem vencer no dia a dia para sustentar os seus filhos” destacou Andréa Pires.

Coleta seletiva em Itabuna

Criado em 2016, o programa Mãos que Reciclam fomenta e aprimora a coleta de materiais recicláveis no estado. A ação tem o objetivo de acompanhar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.350/10), garantindo a inclusão socioeconômica de catadores e catadoras.

Em Itabuna, o programa da Defensoria auxiliou a criação da AACRRI durante o fechamento do lixão da cidade no ano passado. Hoje, já associados, os catadores estão contratados pela prefeitura de Itabuna para realizar a coleta seletiva no município, conforme previsto legalmente. Em três meses, a associação já recolheu e destinou corretamente cerca de 180 toneladas de materiais que antes eram descartados no solo, a céu aberto, sem cuidados ambientais e sanitários.

A coleta seletiva em Itabuna já alcançou seis bairros, onde estão instalados ecopontos para a entrega do material. Os moradores de Itabuna também podem colaborar deixando voluntariamente seus resíduos nos ecopontos instalados na cidade. Eles estão disponíveis na Praça São Caetano, Praça Mangabinha, Praça Conceição, Praça Adami, Praça Camacã, Praça Califórnia, Praça Santo Antônio e Avenida Aziz Maron.

A associação também disponibiliza um número de whatsapp (73) 98181-1136 e um perfil no Instagram (@aacrri) para agendar pedidos de coleta feitos pelos cidadãos.