COMUNICAÇÃO

Mais de 6.600 candidatos comparecem na 1ª etapa do VIII concurso para defensoras e defensores públicos da Bahia

01/08/2021 15:12 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944. Fotos: Felipe Martins | Ascom DPE/BA

Certame foi realizado em sete locais de Salvador e oferece 18 vagas iniciais, além de cadastro reserva

Teve início na manhã deste domingo (1º) a primeira das quatro etapas do VIII concurso para defensoras e defensores públicos da Bahia. Ao todo, 6.608 candidatas e candidatos compareceram aos sete locais de prova do certame em Salvador, o que representa um índice de 75,04% de presença, com 2.198 faltosos, contabilizando um total de 24,96% de ausentes na avaliação.

O concurso pretende suprir um total de 18 vagas iniciais, além da criação de cadastro reserva. Destas vagas, 12 estão distribuídas para ampla concorrência, cinco reservadas aos(às) candidatos(as) integrantes da população negra e uma vaga para pessoas com deficiência. Uma das novidades do concurso são as vagas previstas para as pessoas de origem indígena, que terá a primeira vaga oferecida quando o total de vagas (somando as iniciais e as que surgirem durante o prazo de validade) chegar a 26.

A aplicação da prova foi acompanhada pela comissão responsável pelo concurso, a qual é presidida pelo defensor público geral da Instituição, Rafson Ximenes. De acordo com Rafson, a construção do edital da prova foi feita com a intenção de mostrar aos candidatos e candidatas o desafio que é ser uma defensora pública ou um defensor público.

“A primeira etapa é só o início de um processo muito maior, que é a carreira defensorial. Sei que agora algumas pessoas podem estar celebrando o resultado, outras podem estar tristes, mas a coisa mais importante é que, tanto quem for como quem não for aprovado, leve esse concurso e suas referências bibliográficas como um ensinamento. Se cada candidata ou candidato, independente do resultado, conseguir levar esse aprendizado da sensibilidade necessária para se trabalhar na Defensoria, já vamos considerar o concurso bastante vitorioso”.

Além do DPG Rafson Ximenes, também compõem a comissão do VIII concurso da DPE/BA a subdefensora pública geral, Firmiane Venâncio; o diretor da Escola Superior da Defensoria (Esdep), Clériston Cavalcante;as defensoras Flavia Apolônio, Ananda Benevides e Larissa Guanaes; o defensor João Tibau; além do representante da OAB/BA, Luiz Gabriel Batista. De acordo com o edital, a publicação do gabarito da prova objetiva seletiva está prevista para esta terça-feira, 3, e pode ser acompanhada no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pelo certame.

O concurso será realizado em quatro etapas eliminatórias e/ou classificatórias. Além da prova objetiva seletiva realizada neste domingo, 1º de agosto, também estão programadas as seguintes etapas: provas discursivas de caráter específico, que acontecerão nos dias 2 e 3 de outubro de 2021; prazo para envio das comprovações para a Avaliação de Títulos, de 6 a 10 de janeiro de 2022; e ainda a prova oral, entre os dias 15 a 17 de janeiro de 2022. A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 17 de março de 2022.

A validade do concurso é de dois anos, a partir da homologação do resultado final e pode ser prorrogado, a critério da DPE/BA, por igual período.