COMUNICAÇÃO

Machismo e ódio aos pobres: podcast da Defensoria mostra o problema social no caso do “mendigo” de Planaltina

06/05/2022 18:50 | Por Lucas Fernandes DRT/4922

Episódio já está disponível nas plataformas de áudio Spotify e Deezer

Não dá pra negar que a história do Givaldo Alves mexeu com o Brasil. Não deveria, mas mexeu. Nesse episódio você vai entender os porquês disso ter virado sensação nacional e o quanto expõe não só um problema privado, mas também o machismo e a aporofobia – ódio aos pobres.

Nunca na história da internet e das redes sociais a palavra “mendigo” foi tão procurada. Nem na época da chacina da Praça da Sé, em 2006, que vitimou 10 pessoas em situação de rua. Nem quando uma câmera flagrou um motoqueiro assassinando uma pessoa que dormia nas ruas em Goiânia, em 2012, após outras quatro terem morrido em circunstâncias semelhantes em menos de um mês.

O “mendigão” sai do hospital para uma escalada de sucesso, abraçado por parcela da sociedade que o eleva à condição de herói nacional por ter exposto de maneira bizarra um momento íntimo. Enquanto isso, a mulher permanece um mês hospitalizada, sendo massacrada socialmente.

No 11º episódio do Levante você vai ver a opinião de quem é mulher e viveu a realidade das ruas sobre essa história: Ivanete, mulher negra e mãe de três. Ela também concede uma entrevista emocionante sobre ter ficado em situação de rua em Salvador para poder estudar Direito. No desespero, alojou-se em uma casa abandonada na Pituba para ficar próxima à faculdade.

Quem também debate o caso é a defensora pública Lívia Almeida, coordenadora de Direitos Humanos e do Núcleo de Defesa das Mulheres; defensora pública Fabiana Miranda, que atua no Núcleo Pop Rua; e a jornalista Malu Fontes, professora universitária com PHD em jornalismo, fake news e desinformação.

O episódio já está disponível nas plataformas de áudio Spotify e Deezer. Vem pro Levante!

 

Ficha Técnica
Coordenação: Alexandre Lyrio/
Produção: Alexandre Lyrio e Lucas Fernandes/
Apresentação, roteiro, reportagem, captação de som, edição, revisão e finalização: Lucas Fernandes