COMUNICAÇÃO

Levante 129 – Defensoria baiana estreia podcast e primeiro episódio fala sobre feminicídio e defesa da honra masculina

14/05/2021 14:04 | Por Lucas Fernandes DRT/4922

Episódio #01 do Podcast da Defensoria coloca em tela um dos feminicídios mais famosos da história brasileira e discute a legítima defesa da honra

Sentada. Acuada. Protegendo o rosto. Ângela Diniz foi assassinada com quatro tiros na cabeça pelo marido. Uma das justificativas para o crime no Tribunal do Júri foi que ela era uma mulher lasciva, que feriu a “dignidade masculina” do réu.

A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA lançou nesta sexta-feira, 14 de maio, o podcast Levante 129, que traz no episódio de estreia uma narrativa não só sobre o caso mais famoso de feminicídio associado à legítima defesa da honra (o assassinato de Ângela Diniz por Doca Street, em 1976), mas também casos recentes de desqualificação da mulher perante a Justiça com base em moralismo e no machismo de cada dia.

Com uma trilha sonora instigante, você vai relembrar histórias antigas como o assassinato de Júlia Fetal, na Bahia, em 1847. E também passear por julgamentos mais recentes, como o do caso Mariana Ferrer, que tomou a mídia em novembro de 2020. Com o título “Feminicídio, legítima defesa da honra e o machismo estrutural”, o episódio traz uma interessante discussão sobre a plenitude de defesa e a recente decisão do STF que considera inconstitucional e proíbe o uso do argumento de legítima defesa da honra no âmbito da Justiça.

Quem faz a diferença na estreia do Levante 129 são os entrevistados: o primeiro episódio conta com a participação da socióloga Vilma Reis, integrante da Coletiva Mahin – Organização de Mulheres Negras; das defensoras públicas Lívia Almeida (DPE/BA), coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos; Grazielle Carra Dias (DPE/MS), integrante do Núcleo de Defesa das Mulheres e uma das ‘cabeças’ por trás da construção do protocolo do feminicídio em 2015, pela ONU Mulheres; Flávia Apolônio (DPE/BA), que atua no Tribunal do Júri em Salvador e integra o grupo Bruxas do Plenário; e o defensor público Maurício Saporito (DPE/BA), que também atua no Tribunal do Júri, em Salvador. Só fera!

Produzido pela assessoria de comunicação da Defensoria da Bahia, Levante 129 já está disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Deezer. Vem pro Levante!