COMUNICAÇÃO

Infância sem Racismo: Defensoria anuncia lista de vencedoras do prêmio Selo Escola Antirracista

11/11/2022 10:00 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Oito escolas e uma professora foram premiadas por suas estratégias e atuações em prol de uma educação para as relações étnico-raciais

Nesta sexta-feira, 11, a Defensoria Pública do Estado da Bahia anunciou no Diário Oficial Eletrônico o resultado da I edição do Prêmio Selo Escola Antirracista, criado pela instituição para premiar escolas e docentes referência na adoção de ações e estratégias de educação para as relações étnico-raciais. Ao todo, oito instituições de ensino e uma professora foram selecionadas. A premiação ocorrerá em 22 de novembro (terça-feira) no auditório da Escola Superior – Esdep, localizado na rua Pedro Lessa, 123.

As instituições de ensino premiadas estão localizadas em bairros de Salvador como Água de Meninos, Cabula, Federação, Itaigara, Ribeira e Vila Laura. Para a coordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, o lançamento da premiação evidenciou a importância de as escolas institucionalizarem a educação para as relações étnico-raciais no sistema de ensino brasileiro, conforme determinam as leis 10.639/03 e Lei 11.645/08.

“Nós pensamos em reformular o edital para as próximas edições, no sentido de aprimorar ainda mais essa certificação. E, entre os pontos de destaque, para nós ficou claro que, quando há engajamento do corpo docente, da coordenação e do corpo diretivo das escolas, se busca a implementação das leis, mesmo que com poucos recursos”, concluiu Gisele Aguiar.

No total, foram 21 escolas e seis professores inscritos para obter a certificação na capital baiana. Defensora pública com atuação na Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Laissa Rocha explicou que o objetivo principal da iniciativa, nesta primeira edição, era tornar o Selo Escola Antirracista conhecido pela comunidade escolar de Salvador e premiar o desenvolvimento de trabalhos de excelência. Ainda assim, houve muitas surpresas positivas.

“A primeira grande surpresa foi o fato de três escolas não apenas se limitarem a cumprir a lei, mas oferecerem uma educação afrocentrada. E a segunda foi em relação ao trabalho do professor. Ficou evidente como um trabalho de excelência contagia toda a escola”, avaliou a Laissa Rocha.

 

CONFIRA A LISTA DE ESCOLAS CERTIFICADAS

1 – SELO COMPROMISSO – PRÊMIO ORU
Centro Municipal de Educação Infantil Angelina Rocha de Assis
SARTRE – Escola SEB Unidade Nobel

2 – RECONHECIMENTO – PRÊMIO IDANIMO
Escola Maria Gregória dos Santos
Escola Experimental
Escola Municipal de Itacaranha Manoel Faustino
Creche Escola Villa Encantada

3 – SELO EXCELÊNCIA – PRÊMIO UBORA
Escola Afro-Brasileira Maria Felipa
Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos

4 – SELO INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – PRÊMIO
KERAWA
Escola Maria Gregória dos Santos

5 – SELO PROFESSOR(A) ANTIRRACISTA – PRÊMIO PETRONILHA BEATRIZ GONÇALVES E SILVA
Maria Glácia Conceição Bastos