COMUNICAÇÃO

Infância sem Racismo 2022 – Defensoria promove evento para sensibilização das instituições de ensino

19/04/2022 11:48 | Por ASCOM

A atividade acontece de forma virtual e poderá ser assistida pelo público através do YouTube da Defensoria.

Dando continuidade às atividades que integram a campanha de intensificação da Ação Cidadã Infância Sem Racismo 2022, a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) realiza, nesta quarta-feira, 20, às 16h, a live de sensibilização para educadores(as). O evento tem entre seus objetivos reforçar entre as instituições de ensino a necessidade de construir uma educação antirracista e mobilizá-las para participar do Selo Escola Antirracista. 

Com o tema, Escola Antirracista: Vamos Juntos(as) Transformar a Educação? A atividade acontece no formato do programa Em Pauta, no canal do Youtube da Defensoria. “É importante que as escolas compreendam que a forma como, atualmente, vem sendo ministrado, o ensino perpetua o racismo e isto impacta diretamente na vida de crianças e adolescentes indígenas, negros e negras”, alerta a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues.

“É preciso que haja esse reconhecimento para a promoção de uma transformação efetiva. A despeito de uma obrigação legal, a escola precisa assumir esse compromisso de oferecer uma educação plural e multicultural, de modo a coibir a perpetuação do racismo no ambiente escolar”, afirma a defensora pública Laissa Rocha, que atua na área de infância e juventude.

Ambas as defensoras públicas compõem a mesa virtual do evento de sensibilização das instituições de ensino, que também contará com a participação da pesquisadora e ativista do Movimento Negro Marcilene Garcia e da psicóloga clínica infantojuvenil Aline Santana.

Campanha Infância Sem Racismo

A Ação Cidadã Infância sem Racismo 2022 foi lançada em 26 de março. A iniciativa é coordenada pelas especializadas de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDICA) e de Direitos Humanos (DH) da Defensoria. Este ano, a campanha de intensificação acontece com o tema Se ninguém nasce racista, me ensina a fazer um futuro diferente? O objetivo é incentivar as escolas a ensinarem os seus alunos(as) a construir um futuro diferente, um futuro sem racismo.

O regulamento do Selo Escola Antirracista foi divulgado no Diário Oficial da Defensoria em março de 2022, já o edital da premiação foi disponibilizado nesta segunda-feira, 18. As instituições de ensino têm até o dia 10 de junho para se inscrever na premiação que vai reconhecer atuações antirracistas em três categorias gerais e duas categorias especiais.

SERVIÇO:

O QUÊ: Em Pauta: “ Escola Antirracista: Vamos Juntos(as) Transformar a Educação?”

QUANDO: 20 de Abril, às 16h

ONDE: Youtube da Defensoria