COMUNICAÇÃO

Fogo, sangue e fome – podcast da Defensoria conta histórias de pessoas em situação de rua na pandemia

30/08/2021 19:06 | Por Lucas Fernandes DRT/4922

Alvo fácil da violência e ponto cego da sociedade, a população de rua é um dos públicos mais vulneráveis da Defensoria. O 4º episódio do Levante 129 traz relatos de pessoas nessas condições e visões de quem trabalha com elas

Ana Paula dormia na rua, no Porto da Barra, em Salvador, quando foi queimada junto com o seu marido, Adilson Silva. Ela morreu hospitalizada em 19 de agosto de 2021 – Dia Nacional de Luta da População de Rua -, com 95% do corpo queimado; ele também não resistiu e morreu 11 dias depois, em 30 de agosto, com queimaduras em 90% do corpo.

O indígena Galdino Jesus foi queimado, em 1997, em Brasília, após ficar um dia em situação de rua. Doze anos mais tarde, em 2009, motoqueiros mataram à bala duas pessoas que dormiam na mesma praça em que Galdino foi morto. Em 2004, sete pessoas que dormiam na Praça da Sé, em São Paulo, foram assassinadas com pauladas na cabeça – massacre que motivou a instituição do 19 de agosto como Dia da População de Rua.

O quarto episódio do Levante 129 conta um pouco sobre o rastro de fogo e sangue que acompanha até hoje aqueles que não têm a proteção de uma casa para morar e que vivem em extrema pobreza e vulnerabilidade social.

Com diversos relatos de pessoas que estão nas ruas por causa de desemprego, problemas familiares e até por estratégia de sobrevivência, o podcast apresenta histórias de pessoas que são completamente visíveis para a violência, mas, ainda, um ponto cego da sociedade. Pessoas que passam/passaram fome. Que perderam o teto. Perderam os bens. Perderam até a vida. E que ficaram expostas a um vírus que já levou a óbito mais de meio milhão de brasileiros.

Os convidados que contam suas histórias são Agnaldo dos Santos Pereira, Manoel Jesus (nome fictício), Maria José, Noé Souza, e Sabrina Coelho. O episódio tem também a participação da coordenadora do Movimento Nacional de População de Rua e Região Nordeste (MNPR), Sueli Oliveira, além da equipe Pop Rua da Defensoria da Bahia: Eva Rodrigues, defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos; Fabiana Almeida, defensora pública do Núcleo Pop Rua; Sandra Carvalho, Assistente social do projeto Pop Rua em Movimento; e Zuldiane Coelho, assistente social do Núcleo Pop Rua que atua com catadores de materiais recicláveis.

O Levante 129 está disponível nas plataformas de streaming de áudio Deezer e Spotify. Vem pro Levante!

 

Ficha Técnica

Coordenação: Alexandre Lyrio

Apresentação: Lucas Fernandes

Roteiro: Lucas Fernandes

Produção: Ailton Sena, Alexandre Lyrio, Arthur Naurimar, Lucas Fernandes e Tunísia Cores

Reportagem: Ailton Sena, Alexandre Lyrio e Tunísia Cores

Montagem: Dedeco Macedo e Lucas Fernandes

Captação de som: Alexandre Lyrio, Lucas Fernandes e Tunísia Cores

Edição: Dedeco Macedo e Lucas Fernandes

Revisão e finalização: Dedeco Macedo

 

 

Sem-tetos com casa: Defensoria identifica aumento de pessoas com moradia que utilizam as ruas para sobreviver durante pandemia