COMUNICAÇÃO

Feira liderada pela Ouvidoria promove cidadania contemplando moradores de Itinga em Lauro de Freitas

13/09/2022 8:57 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Além da DPE/BA e da Ouvidoria Cidadã, o evento foi realizado também pela Adep/BA, pela Anadep, pelo Terreiro Ilè Asé Iyá Omífáláyò com a apoio da prefeitura de Lauro de Freitas e Governo do Estado

Um mosaico de atividades e serviços voltados para a comunidade do bairro de Itinga em Lauro de Freitas, assim se caracterizou a 2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania capitaneada pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), nesta sexta-feira (9), na Escola Municipal Dois de Julho.

Contando com a parceria de diversas secretarias estaduais de governo e do município de Lauro Freitas, o evento oportunizou rodas de conversa sobre temas como racismo, saúde mental e violência contra a mulher. Houve também cadastro e encaminhamento para vagas de emprego pelo SineBahia, vacinas contra gripe e covid-19, atividades culturais e de recreação para adolescentes e crianças, atendimentos clínicos em saúde, feira de economia solidária com exposição de artesã(o)s, entre outras atividades.

De acordo com a ouvidora adjunta da DPE/BA, Zenilda Natividade, a nova edição da Feira surgiu como resposta para anseios e necessidades da comunidade de Itinga por serviços como os que foram prestados. Moradora do bairro há 18 anos, Raquel Maia, que integra o Grupo Operativo da Ouvidoria da DPE/BA, destacou ainda que nem todos os moradores encontram condições de se deslocar para outros lugares.

“A Ouvidoria, atuando em rede com as instituições, permitiu esta cesta de serviços que a comunidade hoje pôde acessar. Engajamos a participação da comunidade com divulgação em blogs, rádios, mensagens de zap, além de convite aos Conselhos Municipais da cidade”, acrescentou Raquel Maia.

Uma das atendidas pela Feira foi Michele Ferreira Santos, 28. Desempregada, ela buscou os serviços do Sinebahia, Serviço de Intermediação para o Trabalho vinculado à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). “Estou procurando vaga como operadora de caixa, já estou há um ano desempregada. É muito bom este momento que está ocorrendo aqui, a população precisa muito de serviços assim”, afirmou.

De acordo com Cláudia Paschoal, supervisora do SineBahia, foram cerca de 40 atendimentos realizados na Feira, entre preenchimento de cadastros e encaminhamentos para ofertas de emprego em Lauro de Freitas. Outro serviço oferecido pela SETRE foi a confecção da Carteira Nacional de Artesã(o).

A identidade profissional permite acesso às políticas públicas específicas para estes profissionais e é solicitada para participação em eventos e feiras de artesanato. Uma das cerca de 70 pessoas beneficiadas por este serviço foi Anecilia dos Santos. Há 25 anos trabalhando como artesã com crochê e materiais recicláveis, ela deu entrada na emissão da carteira e aproveitou também para participar da roda de conversa sobre violência contra as mulheres.

“A roda de conversa foi ótima, por tudo que foi abordado. Agora, eu penso que ela deveria ter incluído também homens, especialmente os casados. Os homens também precisam participar. Tem muito homem que não tem o mínimo respeito por suas esposas. Além disso, para que as mulheres denunciem casos de violência é preciso menos descaso em geral. Muitas vezes a mulher vai fazer esta denúncia na delegacia comum e é isso que encontra”, comentou Anelicia dos Santos.

Houve ainda atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, por assistentes sociais e nutricionistas. Para Sizinilson Pinho, presidente da Associação Beneficente Cultural e Religiosa Ilê Axé Oyá e ogã do Terreiro Ilè Asé Iyá, que atuou na organização conjunta do evento, a comunidade de Itinga precisava muito deste momento. “Felizmente, a Defensoria por meio de sua Ouvidoria abraçou junto conosco esta causa e realizamos este evento”, comemorou.

Enquanto os serviços eram prestados, grupos musicais, de dança e outras expressões artísticas também se apresentaram. As apresentações foram promovidas com o apoio da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura. Para o ator do grupo de teatro Olodum, Sérgio Laurentino, que também desenvolve projeto contra a violência doméstica e fortalecimento de mulheres negras, estas as atividades artísticas também eram importantes já que carregam o “poder da comunicação” com o público.

Além das secretarias citadas, participaram da Feira, a Secretaria Estadual de Política para Mulheres, a Secretaria de Promoção e Igualdade Racial com a presença do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela recepcionando denúncias de racismo, a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas.