COMUNICAÇÃO

Estagiários(as) de Direito são recepcionados(as) pela Esdep e dão continuidade aos treinamentos para atuação na Defensoria

04/05/2022 15:51 | Por

Formação foi iniciada na segunda-feira, 2 de maio; 75 estagiários participaram do curso, sendo 38 da capital e 37 do interior da Bahia

O Curso de Formação Inicial de estagiários(as) de nível superior em Direito teve continuidade nesta terça-feira, 3 de maio, no auditório da Escola Superior – Esdep. No segundo dia de evento, as 75 pessoas convocadas para atuar na Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA receberam treinamento sobre o Sistema Integrado de Gestão de Atendimento – Sigad e o Sistema Eletrônico de Informações – SEI da Instituição. As ferramentas são utilizadas, respectivamente, para o registro de atendimentos aos assistidos e para a movimentação de processos da Instituição.

Quem assiste aos estagiários e estagiárias de Direito que participam atentamente do Curso de Formação Inicial da Defensoria Pública da Bahia pode não imaginar que, entre essas pessoas, o sonho de fazer parte da Instituição surgiu muito antes da aprovação no processo seletivo para estágio e posterior convocação no Diário Oficial Eletrônico da DPE/BA. Foi o caso de Gabriel Batista, 22 anos, estudante do sexto semestre. Ainda hoje lembra da emoção que sentiu ao ver seu nome entre os aprovados.

Gabriel Batista, 22 anos, estudante do 6º semestre de Direito, ainda guarda a edição do Diário Oficial da Defensoria em que foi divulgada a sua convocação para o estágio na DPE/BA

“Desde o ensino médio eu quis trabalhar na Defensoria, mesmo depois que entrei na faculdade. Esse é o meu sonho e, quando recebi o e-mail de convocação, os meus olhos encheram de lágrimas. Eu estava no meio da aula, fiquei radiante e não consegui dormir direito de tão feliz”, relembra.

Gabriel relata que sempre acompanhou as redes sociais da Defensoria, bem como os outros canais de comunicação, para ficar bem informado sobre o local em que, espera, seja o seu futuro trabalho. Embora ainda esteja nos últimos semestres da graduação, o estudante, que é filho de pais separados, já sabe qual a área em que pretende atuar: Direito de Família.

“Eu ainda era criança quando meus pais se separaram e isso me afetou muito. Mudei de cidade, minha vida se transformou bruscamente. Eu vi que, se tivéssemos o devido amparo jurídico, se fôssemos acolhidos da forma devida, não teríamos passado pelas coisas que passei. A família é super importante para a sociedade, então ter bons profissionais é sempre muito importante”, afirmou.

Confira a matéria completa no site da Esdep.