COMUNICAÇÃO

Em resposta à Defensoria, Secretaria de Saúde informa que pessoas com Síndrome de Down serão vacinadas em fase mais prioritária

07/04/2021 15:51 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352 | Foto: Zé Carlos Barretta/Folhapress

Com adequação, pessoas com Down deixam a fase 4 e vão para a fase 3 de prioridades; vacinação na Bahia avançou recentemente para fase 2

Com o reconhecimento pelo Ministério da Saúde de que as pessoas com síndrome de Down integram o grupo vulnerável em caso de infecção por covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) comunicou à Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA que já adequou o processo de imunização no estado. Estas pessoas ganham agora mais prioridade e passam a fazer parte do grupo daquelas consideradas com comorbidades, que intensificam os riscos em caso de contágio pela nova doença respiratória.

Pela nova classificação, as pessoas com Down deixam a fase 4 e vão para a fase 3 de prioridades. A vacinação na Bahia avançou recentemente para a fase 2, com a população entre 60 a 74 anos sendo atualmente imunizada (confira tabela abaixo). A mensagem da Secretaria de Saúde se dá em resposta à solicitação da Defensoria para que a adequação fosse observada.

“Recebemos o comunicado com muita satisfação. Importante o Estado reconhecer esse público como prioritário. Esperamos que a vacinação comece o quanto antes possível”, comemorou a defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida. De acordo com a Sesab, “as pessoas com síndrome de Down estão contempladas como grupo prioritário da Campanha de Vacinação contra Covid-19, na fase 3, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina”.

Na solicitação de adequação, a Defensoria destacou que o Ministério da Saúde passou a considerar, desde de meados de março, que as pessoas com síndrome de Down estavam mais suscetíveis ao desenvolvimento de sintomas graves e maiores taxas de hospitalização e mortalidade em casos de infecção. Foi esta constatação que levou as pessoas que vivem com esta alteração genética a serem incluídas no grupo prioritário das pessoas com comorbidades para covid-19.

Procurada pela Associação Baiana de Síndrome de Down – Ser Down, a Defensoria apontou também à Sesab estudo recente, realizado por esforços de diversas organizações de saúde dos Estados Unidos, indicando a existência de deficiência intelectual como fator de elevada ameaça para se vir a apresentar diagnóstico de covid-19.