COMUNICAÇÃO

Em celebração pelo Dia da Defensoria, Alba promove Sessão Especial nesta sexta, 13

10/05/2022 15:29 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

O evento é aberto para autoridades, sociedade civil, membros e servidores da DPE/BA.

Maio é o mês de celebrar a existência da instituição que garante acesso à justiça às pessoas mais pobres. E já nesta sexta-feira, 13, às 9h30, a Defensoria Pública da Bahia-DPE/BA será homenageada em Sessão Especial promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia – Alba. O evento acontece no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães e marca o início das comemorações pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado no dia 19.

A iniciativa da Casa Legislativa em homenagear a DPE/BA tem se consolidado como tradição desde 2015. Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, isso acontece por conta do reconhecimento da importância da Defensoria e da proximidade que há entre as instituições. “A Assembleia Legislativa é considerada a ‘casa do povo’ e a Defensoria é a instituição que defende o povo. Há uma aproximação muito grande de público e finalidade: prestar o bem estar à população”, ressaltou.

Ele destaca ainda que, por meio da Defensoria, a Alba reconhece a importância dos cidadãos baianos, em especial aqueles que possuem menos recursos financeiros ou pertencem a grupos vulnerabilizados. Este ano, a proposta de realização da Sessão Especial em homenagem à DPE/BA partiu do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Marcelino Galo.

“Na Bahia, o processo de interiorização e ampliação do acesso das pessoas à Defensoria têm colaborado para uma sociedade mais justa. Por isso, é importante ressaltar a grandeza da nossa Defensoria, que atua de forma firme na defesa da coletividade e, sobretudo, dos menos favorecidos”, afirmou o deputado. Durante a Sessão Especial, ele se juntará ao defensor público geral, Rafson Ximenes; ao presidente da Adep/BA, Igor Santos; à ouvidora-geral, Sirlene Assis; à corregedora, Liliana Cavalcante na mesa solene do evento.

Também como parte das celebrações pelo Dia Nacional da Defensoria, ainda no dia 13, a DPE/BA vai empossar os membros do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã. O evento acontece às 14h, no auditório da Escola Superior da Defensoria – Esdep. 

SERVIÇO

O QUÊ: Sessão Especial em homenagem à DPE/BA

QUANDO: Sexta-feira, 13, às 9h30

ONDE: Assembleia Legislativa da Bahia, Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães