COMUNICAÇÃO

Direitos da população negra e dos povos ciganos são temas de Roda de Conversa promovida pela Ouvidoria nesta terça, 3

03/08/2021 8:52 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

O evento, que acontece de forma virtual, reúne representantes de diferentes setores da sociedade para discutir a temática.

“Direito de Ser e Existir da População Negra e Povos Ciganos”. Esse é o tema da Roda de Conversa promovida pela Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia nesta terça-feira (03/08), às 15h. O evento, transmitido através da plataforma Google Meet, é aberto ao público, mas é preciso fazer inscrição através do WhatsApp 71 98865-7100.

Para essa edição da Roda de Conversa, além de integrantes da Defensoria Pública, foram convidados representantes do poder público, lideranças políticas e membros de movimentos sociais. De acordo com a ouvidora-geral da DPE/BA, Sirlene Assis, o objetivo é criar uma articulação a nível nacional e estadual pela defesa do direito à vida, um canal de diálogo que possa evitar que novas vidas sejam ceifadas.

De acordo com o levantamento realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, 96,9% das pessoas assassinadas por policiais na Bahia, em 2019, eram negras. E desde o dia 13 de julho, oito ciganos integrantes de uma mesma família foram mortos. A suspeita é que tenham sido assassinados por policiais. O caso é acompanhado pela Defensoria, que foi notificada por meio da Ouvidoria Cidadã.

Para discutir esses e outros dados relativos ao direito à vida da população negra e dos povos ciganos, estarão presentes na Roda de Conversa da Ouvidoria: defensoras e defensores públicos; deputados estaduais; representantes do Policiamento Regional Sudoeste; da Superintendência de Direitos Humanos (SJDHDS); da Assessoria Especial da SEPROMI; da UNEGRO-BA; da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso; representantes dos povos ciganos na Bahia; do Conselho Pastoral dos Pescadores e Coalizão Negra por Direitos; da Ouvidoria da Defensoria do Rio de Janeiro e da Coordenação de Política Criminal do Conselho Nacional das Ouvidorias Externas das Defensorias do Brasil; do Instituto Cigano do Brasil, dentre outros.

Serviço

O quê: Roda de Conversa “Direito de Ser e Existir da População Negra e Povos Ciganos”
Quando: 03 de agosto às 15h
Onde: Reunião virtual por link para reunião virtual no “Google Meet”
Inscrições: gratuitas por mensagem de whatsapp para (71) 98865-7100