COMUNICAÇÃO

Defensoria vai mapear população LGBT+ na terceira etapa do seu Censo

07/07/2022 17:08 | Por Isadora Sarno

Desenvolver política interna de igualdade e combater a LGBTfobia é o foco da terceira etapa do Censo da Defensoria baiana, que está aberto para respostas até 31 de julho

Dando seguimento à pesquisa feita nos dois últimos anos, a Defensoria Pública da Bahia lançou a terceira etapa do seu Censo nesta quinta-feira, 07.  Em 2022, o objetivo é identificar a população LGBT+ dentro da Instituição e analisar as interações na Defensoria e em outros integrantes do Sistema de Justiça.

O Censo atual é um complemento às primeiras etapas, que coletaram informações sobre o perfil e etnia/raça da equipe da DPE/BA (2020) e sobre a dinâmica das relações de gênero (2021). A pesquisa é realizada através de um formulário online, que foi enviado por e-mail para defensores(as), servidores(as) e estagiários(as), e que receberá respostas até o dia 31 de julho.

Preocupada com a promoção de direitos humanos no âmbito das suas relações institucionais, a Defensoria desenvolveu a pesquisa com a intenção de avançar na política interna de igualdade. São 40 questões fechadas, de múltipla escolha, que indagam desde como a pessoa se identifica em relação ao gênero e à sexualidade, quanto se já presenciou e/ou sofreu situações LGBTfóbicas no ambiente do trabalho.

“A partir dos dados obtidos no Censo, vamos poder contribuir para tornar a Defensoria um espaço seguro para a população LGBT+, para serem e se expressarem de forma livre”, afirmou Fernanda Morais, assessora de Gabinete para Pesquisas Estratégicas e uma das responsáveis pela elaboração do Censo. Também participaram do desenvolvimento do questionário a coordenação de Direitos Humanos e defensores ativistas da causa LGBT+, como Adriano Oliveira, Danilo Rodrigues e Daniel Soeiro.