COMUNICAÇÃO

Defensoria lamenta falecimento do defensor público Raul Palmeira

15/06/2022 11:00 | Por ASCOM

A defensora pública geral em exercício, Firmiane Venâncio, decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento.

A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA manifesta pesar e solidariedade aos amigos e familiares pelo falecimento do defensor público Antonio Raul Borges Palmeira, 66, [carinhosamente conhecido como Raul Palmeira] que atuava na Instância Superior, junto ao Tribunal de Justiça. Ele faleceu na noite desta terça-feira, 14, e o velório será realizado nesta quarta-feira (15), a partir das 11h, e a cremação às 15h, na capela “E” do Jardim da Saudade,.

Por mais de 30 anos, Raul se dedicou à prestação de assistência jurídica aos mais vulneráveis, tendo sido empossado como defensor no ano de 1986, quando foi nomeado titular da vara distrital de Itapagipe. Em 1991, ele foi nomeado titular da segunda vara do Júri, em Salvador, onde atuou por 20 anos e acumulou mais de mil participações júris.  Em 2011, por merecimento foi promovido para a última classe da carreira.

Raul também ocupou atividades administrativas, como coordenador de Assistência Jurídica, subcoordenador do Núcleo da Defensoria Pública e defensor público geral. Foi duas vezes membro do Conselho Superior da Defensoria e, nas duas, eleito como o mais votado. Em 2017, o defensor público foi designado para atuar em Brasília junto aos Tribunais Superiores.

Em 2013, Raul Palmeira recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial pela contribuição à instituição no desempenho de suas atividades e, no ano passado, o defensor público recebeu a premiação Luiz Gama.

Em homenagem feita em rede social, o defensor público geral, Rafson Ximenes, definiu Raul como “O grande nome da Defensoria baiana”. “Foi fundamental na história da associação de Defensores. Era considerado ‘o legislador’ da instituição pela facilidade na redação de normas”, destacou Ximenes.