COMUNICAÇÃO

Defensoria estreita intercâmbio para troca de experiências com Ouvidorias externas

20/09/2021 17:22 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

O tema foi pauta do encontro com as ouvidorias da DPE/BA e da DPE/PI que aconteceu na segunda-feira, 20.

As Ouvidorias das Defensorias são unidades administrativas que fazem a intermediação entre os cidadãos e as instituições as quais elas pertencem, promovendo o fortalecimento da atuação dessas entidades e o bom atendimento ao público. Ciente da importância dessas unidades administrativas, a Defensoria Pública da Bahia mantém uma relação de diálogo constante não só com sua Ouvidoria Cidadã, que é externa, mas também com as demais Ouvidorias de todo o país.

No intuito de fortalecer, ainda mais, essa cooperação, a Instituição se reuniu, nesta segunda-feira, 20, com sua Ouvidoria Cidadã e com a Ouvidoria da Defensoria do Piauí. O encontro faz parte de um processo de trocas de experiências que a ouvidoria baiana mantém com as outras ouvidorias do país. “Iniciamos um intercâmbio com os ouvidores virtualmente e agora estamos recebendo os ouvidores para conhecer um pouco mais de nossa atuação aqui na Bahia”, explica a ouvidora geral da DPE/BA, Sirlene Assis.

Djan Moreira, ouvidor da DPE/PI, afirma que vai deixar o estado ainda mais encantado com a atuação da Defensoria baiana. Para ele, a troca de experiências tem sido de grande valia para sua atuação. “Desde a minha posse como ouvidor, eu tenho buscado na Ouvidoria da DPE/BA, a inspiração para minha atuação no Piauí, replicando, em nossa realidade, as práticas bem sucedidas. Essa reunião com o defensor geral, Rafson Ximenes, também é para agradecer o suporte que a Instituição oferece à Ouvidoria e fortalecer a parceria que já existe entre a DPE/BA e a DPE/PI, agora também por meio das ouvidorias”, conta.

“A gente fica muito orgulhoso quando percebe que a Defensoria Pública da Bahia tem, cada vez mais, se tornado uma referência, sendo buscada pelas defensorias do Brasil inteiro nas mais diversas áreas de atuação e também na atuação da sua Ouvidoria como fonte de inspiração. Esse é um fato que estimula a gente a se dedicar, cada vez mais, a ter mais cuidado com o que a gente faz e a pensar em formas de continuar puxando essa vanguarda da Defensoria Pública na defesa dos direitos humanos e na defesa dos direitos da população em situação de pobreza do Brasil inteiro”, afirmou o defensor público geral, Rafson Ximenes.