COMUNICAÇÃO

Defensoria e Conselho da Criança e Adolescente de Salvador debatem inclusão digital em entidades de acolhimento

10/07/2020 18:41 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Já objeto de atenção, pandemia do novo coronavírus tornou tema do acesso e inclusão às tecnologias de informação ainda mais indispensáveis

Para debater o tema da inclusão digital de crianças e adolescentes, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE|BA promoveu videoconferência com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador na tarde desta quarta-feira, 8. No encontro virtual também foi abordado a destinação de recursos provenientes do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente para programas destinados à primeira infância e ao acolhimento institucional.

Em correspondência com os temas em pauta, a reunião buscou avançar tanto sobre a formulação de caminhos e políticas públicas para prover as instituições de acolhimento da capital baiana de meios e instrumentos para oferecer acesso à internet de qualidade, bem como reduzir o tempo de permanência de crianças e adolescentes nestas.

O debate foi proposto pelo defensor público Pedro Fialho que atua na Especializada da Defensoria ligado aos direitos da criança e do adolescente.  “O tema da inclusão digital é um dos assuntos que a pandemia que estamos enfrentando evidenciou de maneira ainda mais nítida. Precisamos abordá-lo nos seus mais variados aspectos porque ele atravessa todas as questões ligadas à infância e adolescência, especialmente, como já está patente, na área educacional. Também nas entidades de acolhimento é preciso avançar nesta inclusão”, comentou.

Uma nova conversação entre a Defensoria e os conselheiros para progredir nas questões deverá ocorrer em breve e os temas também devem ser abordadas nas próximas plenárias do Conselho. Participaram do encontro juntamente com defensor Pedro Fialho, o presidente do Conselho, Renildo Barbosa, as conselheiras Ivanete Peixoto, Cíntia Santos, Eliene Campos e Leila Santana, além das técnicas do Fundo Municipal, Andréa Moção, Rita Rios e Simone Miranda.