COMUNICAÇÃO

Defensoria divulga resultado de censo sobre presença LGBTQIAP+ em seu quadro de colaboradores com live nesta terça-feira, 6

02/12/2022 12:33 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

O objetivo da pesquisa foi identificar a população LGBT+ dentro da instituição para que possam ser desenvolvidas políticas internas de igualdade e combate à LGBTfobia

Dando seguimento à pesquisa feita nos dois últimos anos, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA divulgará os resultados da terceira etapa do seu censo nesta terça-feira, 6, às 14h, em transmissão ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook da Defensoria. O foco desta III Etapa foi a população LGBT+ da instituição. Com mediação da jornalista Thais Faria, participam da live a assessora de gabinete para Pesquisas Estratégicas e uma das responsáveis pela elaboração do censo Fernanda Morais, o defensor público Danilo Rodrigues e a servidora da DPE/BA Yuna Vitória.

O Censo atual é um complemento às primeiras etapas, que coletaram informações sobre o perfil e etnia/raça da equipe da DPE/BA (2020) e sobre a dinâmica das relações de gênero (2021). A pesquisa é realizada através de um formulário online, que foi enviado por e-mail para defensores(as), servidores(as) e estagiários(as). O objetivo da pesquisa foi identificar a população LGBT+ dentro da instituição e analisar as interações na Defensoria e em outros integrantes do Sistema de Justiça para que possam ser desenvolvidas políticas internas de igualdade e combate à LGBTfobia.

Preocupada com a promoção de direitos humanos no âmbito das suas relações institucionais, a Defensoria desenvolveu a pesquisa com a intenção de avançar na política interna de igualdade. Foram 40 questões fechadas, de múltipla escolha, que indagam desde como a pessoa se identifica em relação ao gênero e à sexualidade até se já presenciou e/ou sofreu situações LGBTfóbicas no ambiente do trabalho.

“A partir dos dados obtidos no Censo, vamos poder contribuir para tornar a Defensoria um espaço seguro para a população LGBT+, para serem e se expressarem de forma livre”, afirmou Fernanda Morais, assessora de Gabinete para Pesquisas Estratégicas e uma das responsáveis pela elaboração do Censo. Também participaram do desenvolvimento do questionário a coordenação de Direitos Humanos e defensores ativistas da causa LGBT+, como Adriano Oliveira, Danilo Rodrigues e Daniel Soeiro.

“O presente relatório contou com um árduo trabalho da assessoria de pesquisas, da coordenação de direitos humanos, dos estatísticos, do serviço de modernização e informática, mas contou principalmente com a colaboração de pessoas que estudam e vivenciam na pele o preconceito, mas que não se deixam abater, não se deixam silenciar e mantém as cabeças erguidas, o orgulho intacto. Elas sabem que houve gente que preferiu não responder a pesquisa em função do próprio preconceito. Mas, na Defensoria tem que ser assim: o armário é reservado para os homofóbicos. Eles que se escondam”, escreve o defensor público geral em texto que introduz a apresentação dos dados no documento.

SERVIÇO

O que: Divulgação dos resultados da III Etapa do Censo da DPE/BA
Quando: 06/12 – 14h
Onde: Youtube e Facebook