COMUNICAÇÃO

Defensoria da Bahia recebe o maior número de indicações em Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

12/07/2022 16:29 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

DPE/BA foi indicada em 5 de 12 categorias, conquistando o maior número de indicações entre as assessorias de comunicação das instituições do Sistema de Justiça de todo o Brasil.

O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça anunciou nesta segunda-feira, 11, os finalistas do XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Concorrendo à premiação final em 5 das 12 categorias, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) alcançou o maior número de indicações entre as assessorias de comunicação das instituições do Sistema de Justiça de todo o Brasil.

Com 301 projetos inscritos e 36 finalistas, esta já é a maior edição da história da premiação. Com três projetos disputando a condecoração máxima em cada categoria, os resultados finais serão conhecidos em cerimônia a ser realizada no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom) no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro.

“Prezamos pela humanização de nossa comunicação e, por isso, temos como fonte e destino principal de nossos conteúdos os próprios assistidos. Priorizamos também projetos especiais, com boa apuração e texto. Contamos também com defensores(as) públicos(as) comprometidos(as) em construir conosco produtos de qualidade para o nosso público, o que faz toda a diferença. Estamos muito felizes com o reconhecimento”, comentou o coordenador da Assessoria de Comunicação da DPE/BA, Alexandre Lyrio.

Conheça os projetos finalistas

Na categoria Mídia Digital, a DPE/BA foi indicada pelo projeto “Dicionário de expressões (anti)racistas – e como eliminar as microagressões do cotidiano”. Reunindo diversas expressões comumente utilizadas que veiculam visões racistas, a publicação faz pensar como a linguagem pode ser instrumento do racismo e aponta expressões alternativas para romper com violências simbólicas.

Já a Ação Cidadã Sou Pai Responsável da DPE/BA foi indicada na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público. Realizada durante todo o ano, a iniciativa é intensificada por meio de estratégia publicitária em agosto, quando se comemora o dia dos pais. A Ação busca tanto incentivar pais a assumirem a paternidade de crianças sem registro, como estimular a participação dos homens no convívio e desenvolvimento dos filhos(as).

Debatendo temas atuais e promovendo educação em direitos, o podcast Levante 129 da DPE/BA concorre na categoria Mídia Radiofônica. Contando histórias marcantes de pessoas que foram defendidas pela Instituição, abordando temas incômodos e polêmicos como aborto e punitivismo penal, entre outros, o Levante 129 quebra o silêncio de uma falsa imparcialidade e demonstra que a Defensoria toma um lado: a firme defesa dos Direitos Humanos e das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em mais um gesto de compromisso com a inclusão e acessibilidade, a DPE/BA publicou totalmente em braile a cartilha “Direitos das pessoas com deficiência”, produção que, neste formato, é finalista na categoria Publicação Impressa Especial. Em linguagem simples, a cartilha é um resumo do conjunto das garantias legais da população com deficiência, com temas como direito à saúde, à mobilidade, educação, trabalho, previdência e lazer. A cartilha em braile foi distribuída para institutos de formação de leitores em braile e bibliotecas na capital e interior do estado da Bahia.

As reportagens sobre o caso do assassinato do ativista pela paz e contra a violência policial Pedro Henrique, assassinado em sua própria casa na cidade de Tucano em 2018, concorre ao prêmio de Reportagem Escrita. Na série de três reportagens, são abordadas a violência processual que vem sofrendo a mãe de Pedro na sua luta por Justiça; a segunda sobre a situação desta após a morte do filho; e a última traça um perfil do ativismo de Pedro na cidade do interior da Bahia.