COMUNICAÇÃO

CORONAVÍRUS – Defensoria assegura acesso à internet para garantir aulas on-line a jovens aprendizes de Alagoinhas

23/07/2020 18:57 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496 | Foto: Campo Grande News

Jovens são alunos do Projeto Petrobrás, desenvolvido em parceria com a DPE/BA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia assegurou acesso à internet a jovens aprendizes do Projeto Petrobrás, desenvolvido em parceria com a DPE/BA em Alagoinhas. A ação foi feita para que os jovens possam acompanhar as aulas do curso, que foram suspensas no mês de março por serem presenciais, diante da pandemia, mas passou a ser ofertada na modalidade on-line, garantindo a capacitação dos 35 participantes da iniciativa.

Os jovens que não dispunham de acesso à internet poderão assistir às aulas on-line no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS localizado em Nova Brasília. Antes de conseguir a disponibilização do espaço, foi necessário que a Defensoria identificasse quais jovens teriam ou não a possibilidade de acompanhar as aulas no novo formato, conforme explica a coordenadora da 13ª Regional da Defensoria, Camille Morais.

“Tendo em vista que o público-alvo do projeto se trata de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fizemos uma busca ativa para identificar os jovens que não estavam conseguindo acompanhar as aulas on-line em razão da ausência de internet e/ou equipamentos necessários para acesso aos canais onde as aulas são disponibilizadas”, explicou

Camille também explica que a viabilização do acesso à internet ocorreu por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial – NAP da Instituição. Sensível à realidade regional em que inúmeros assistidos não possuem internet, celular e até mesmo energia elétrica em suas casas, foi solicitado ao assistente social do respectivo Núcleo, Antônio Dantas, para rastrear aqueles jovens que poderiam ser prejudicados por esse cenário de hipossuficiência absoluta.

“Assim, através do Núcleo de Assistência Psicossocial, não apenas foi possível conseguirmos identificar os jovens sem acesso à internet, como também possibilitamos o acesso aos computadores e internet do CRAS Nova Brasília”, finalizou Camille.