COMUNICAÇÃO

Defensoria articula e obtém inclusão de catadores como grupo prioritário para vacinação em Santo Antônio de Jesus

21/06/2021 16:56 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352 | Foto: Antônio Cruz - Agência Brasil

Cerca de 100 trabalhadores(as) vão receber as doses; eles fazem parte da categoria que já é apontada pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 como prioritária

Os catadores e catadoras de material reciclável de Santo Antônio de Jesus foram incluídos unanimemente pelo Comitê da Covid-19 da cidade entre os grupos prioritários nas próximas fases de vacinação contra a doença respiratória. A decisão atende a esforço da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA que requereu à Secretaria Municipal de Saúde a inclusão da categoria entre as populações a serem mais prontamente beneficiadas, conforme já preconiza o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Expondo a situação de extrema vulnerabilidade social em que estes trabalhadores exercem suas atividades e demonstrando a necessidade de reduzir a transmissão local do vírus entre esta categoria, a mediação e articulação do Núcleo de Gestão Ambiental e da Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA atenderá cerca de 100 pessoas que vivem da reciclagem de resíduos sólidos na cidade.

De acordo com a defensora pública e coordenadora da 6ª Regional da Defensoria com sede em Santo Antônio de Jesus, Carina Goés, além de ser uma população vulnerável, as atividades de catação nunca foram interrompidas durante a pandemia e o grupo exerce uma atividade essencial para a coletividade, com repercussão ambiental e social.

“Os catadores estão expostos cotidianamente a riscos, em razão do trabalho que realizam e de suas condições sociais. Em razão da informalidade do serviço prestado e também da invisibilidade política da categoria, os gestores não os estabeleceram como grupo prioritário para o recebimento da vacina. A intervenção da Defensoria ocorre pela necessidade de garantir os direitos dessa população, defendendo a vida destas pessoas em vulnerabilidade”, observou a defensora.

A decisão do Comitê Municipal foi tomada em reunião virtual nesta terça-feira, 14, que contou a presença da defensora pública Vanessa Laranjeira, do prefeito Genival Deolino Souza, secretários e secretárias municipais da administração pública, além de representantes da sociedade civil. A vacinação em Santo Antônio de Jesus está interrompida por falta de imunizantes, mas os catadores e catadoras, associados ou informais, que compõem a lista elaborada pela Rede Cata Bahia Sudoeste terão prioridade assim que novos lotes de vacinas forem recebidos.