COMUNICAÇÃO

Defensoria aborda atuação em rede para proteger mulheres vítimas de violência em encontro estadual da Polícia Civil

14/09/2021 19:00 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496 | Fotos: Natália Verena - Ascom Polícia Civil da Bahia
Subdefensora-geral, Firmiane Venâncio
Subdefensora-geral, Firmiane Venâncio, faz pronunciamento durante abertura do 1º Encontro Estadual de Delegadas das DEAMs e NEAMs | Foto: Natália Verena - Ascom Polícia Civil da Bahia

Subdefensora-geral e ex-coordenadora do Nudem, Firmiane Venâncio também comentou sobre importância do pioneirismo do órgãos em atender mulheres em situação de violência

Como proporcionar um atendimento cada vez mais qualificado para mulheres vítimas de violência? Este foi um dos questionamentos que orientaram o 1º Encontro Estadual de Delegadas das Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs e NEAMs, respectivamente). Com a presença da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na mesa diretora, o evento foi iniciado nesta terça-feira, 14, na Secretaria de Segurança Pública, em Salvador.

Subdefensora-geral e ex-coordenadora do Núcleo de Defesa das Mulheres – Nudem DPE/BA, Firmiane Venâncio destacou o pioneirismo da Polícia Civil no atendimento às mulheres vítimas de violência, bem como relembrou a criação da primeira DEAM, em 1986, em Brotas, Salvador. “Desde então a DEAM tem sido a principal porta de entrada das mulheres vítimas de violência no sistema de Segurança Pública e no acesso ao Sistema de Justiça. Então, é muito importante estreitar os laços institucionais e fortalecer o trabalho em rede”, afirmou.

Firmiane Venâncio destacou ainda a ampla atuação do Nudem para garantir a assistência jurídica e o atendimento às mulheres vítimas de violência, assim como a integração do trabalho do respectivo núcleo da DPE/BA às Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher e, em casos de feminicídio, aos Departamentos de Homicídios e de Proteção à Pessoa – DHPPs.

Defensoria aborda atuação em rede para proteger mulheres vítimas de violência em encontro estadual da Polícia Civil

Durante o evento, serão ministradas palestras com temas como interseccionalidade e identidade de gênero nos dias atuais, violência contra mulher nos crimes na internet e seus desdobramentos na investigação policial, dentre outros. Considerando a ampla programação ofertada para as delegadas que atuam nas respectivas delegacias e núcleos – público-alvo do evento – a subdefensora-geral também refletiu sobre a capacitação e atualização das policiais.

“Aprofundar os conhecimentos dos membros da polícia e atualizar os temas discutidos é fundamental, porque são muitas demandas existentes e há atualizações na legislação. As mulheres só têm a ganhar com uma Polícia Civil que busca se capacitar e aprofundar os conhecimentos para aprimorar o atendimento à mulher em situação de violência”, finalizou.

A mesa de abertura foi composta ainda pela delegada-geral adjunta, Elâine Nogueira da Silva; pela desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do Poder Judiciário da Bahia (PJBA); e pela secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira. 1º Encontro Estadual de Delegadas das Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher segue até esta quarta-feira, 15 de setembro.