COMUNICAÇÃO

Curso de formação de estagiários de direito destaca humanização no atendimento de assistidos da Defensoria

25/03/2021 17:36 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Organizada pela Escola Superior da Defensoria, a formação dos 80 novos estagiários ocorreu de forma virtual e contou com a participação de defensores(as) públicos(as) de diversas áreas de atuação

Para ambientar os novos estagiários de direito que ingressaram na Defensoria Pública da Bahia, a Escola Superior realizou, de segunda à quarta-feira, 24, o curso de formação com foco na humanização do atendimento aos assistidos da Instituição. Dividido em duas turmas, os 80 novos estudantes foram recebidos com exposição inicial feita pelo defensor público e diretor da Esdep, Clériston Cavalcante.

A formação teve como objetivo realizar uma apresentação preliminar das missões e campos de atuação da Defensoria, assim como oferecer um panorama de como ocorre, de uma perspectiva prática, as tarefas da Instituição.

“É importante que vocês não percam de vista o que assinalamos sobre o olhar social que a Instituição deve ter. Os processos envolvem pessoas e, em nosso caso, pessoas que estão vulneráveis ou vivem na vulnerabilidade. Agora vocês também são parte da equipe da Defensoria e torço para que vocês se encantem com ela. Este é o primeiro curso que vocês participam e vamos convidar todos para participar de outros cursos que fazem parte da formação continuada de vocês, realizada pela Esdep”, comentou Clériston Cavalcante.

O novo estagiário Rudolf Matheus de Jesus, estudante de Direito da Universidade Católica de Salvador, se disse ansioso e animado por esta nova experiência.  “Já fui estagiário de nível médio da Defensoria há quatro anos e estou bem animado por estar voltando para este estágio de nível superior. O curso foi ótimo. Conhecemos a atuação da Defensoria em todo a capital e também no interior.  Mostrou bem a prática do que ocorre na Instituição e a importância do atendimento humanizado para as pessoas que procuram a Defensoria”, disse.

Participaram do processo com exposições, a coordenadora Executiva das Especializadas, Donila Gonzalez; a coordenadora da Cível, Ariana Silva; o coordenador de Fazenda Pública, Virdálio de Senna Neto; as coordenadoras de Direitos Humanos, Eva Rodrigues e Lívia Almeida; a coordenação da Criminal e Execução Penal, Pedro Bahia e Fabíola Pacheco e pela especializada de família falou a defensora pública Analeide Leite.

Além das coordenadoras da Instância Superior, Carla Guenem (Cível) e Rita Orge (Penal); a coordenação de Integração com Cristina Ulm e Maurício Saporito; além de explanações da defensora Andreza Priscila sobre execução de honorários, da defensora pública Fernando Morais e da servidora e coordenadora de Recursos Humanos Zeneide Fernandes.