COMUNICAÇÃO

Cruz das Almas agora tem sede própria da Defensoria Pública da Bahia

08/08/2022 12:00 | Por Thaís Faria - DRT/BA - 6618

Com uma sede mais equipada e com uma maior autonomia nos atendimentos, a instituição inaugura nova casa.

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 05, a nova sede da Defensoria Pública da Bahia, em Cruz das Almas. Vinculada à 6ª Regional da DPE/BA, sediada em Santo Antônio de Jesus, a nova unidade está funcionando na rua João Gustavo Silva, n° 552, bairro Suzana, região central da cidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença da subdefensora geral Firmiane Venâncio, a corregedora Liliana Cavalcante, a coordenadora da 6ª regional, Carina Góes, o coordenador executivo das Regionais Walter Nunes da Fonseca, das duas defensoras titulares da cidade Elen Matias e Mariana Rodrigues e de Zenilda Natividade, ouvidora adjunta da Ouvidoria Cidadã do estado da Bahia. 

O evento teve a presença da população do município, apresentando a nova sede e seus serviços. Também participaram do evento o prefeito Ednaldo Ribeiro, os vereadores Thiago Chagas, Pablo Rezende, Osvaldo da Paz, Carlos Trindade, Ricardo Pinheiro e Nádia Moura, além de convidados, secretários municipais, diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cruz das Almas (CDL), Conselho Tutelar e sociedade civil.

Firmiane Venâncio ressalta que a DPE/BA tem se consolidado como a expressão do regime democrático de direito, a Defensoria Pública se consolida em diversas pesquisas nacionais como a instituição do sistema de justiça em que a população mais confia e que essa confiança se dá exatamente pelo trabalho cotidiano exercido por defensoras e defensores públicos, servidores, estagiárias(os) da instituição.

“Somos mulheres na existência e avanços da Defensoria Pública da Bahia! Fazemos parte de uma instituição que tem se notabilizado nacionalmente mais inclusiva na perspectiva de democratização dos espaços de poder, se comparadas aos demais índices do sistema de justiça. Esse é um marcador importante para ser considerado nesta ocasião, em que temos 2 mulheres defensoras públicas, que decidiram deixar seus estados de origem Ceará e São Paulo para servirem como verdadeira trincheira  na defesa dos vulnerabilizados desta comarca”, afirma Venâncio.  

As defensoras titulares Elen Matias e Mariana Rodrigues estavam emocionadas com a inauguração e valorizaram o trabalho de toda a equipe. “A importância de ter uma sede construída com a nossa autonomia é de viabilizar a melhor qualidade de serviço para os cidadãos da nossa região. Hoje contamos com um espaço mais acessível e amplo, com comodidade, com 6 servidores que proporcionam uma recepção de qualidade, triagem, apoio jurídico e assistente social”, evidenciou Elen Matias. 

Mariana Rodrigues também defende esse processo coletivo e efetivo dos serviços no interior. “Essa é uma grande conquista para a interiorização dos serviços da Defensoria. Ter uma nova sede equipada, com acessibilidade, com banheiros que reconhecem a identidade de gênero é garantir o direito de todas as pessoas. Mas nada disso seria possível se não fosse um trabalho em coletivo e é importante reconhecer que para além de mim e Elen, nós contamos com uma equipe maravilhosa que também tem a missão de garantir o acesso à justiça”, afirmou a defensora.

Como a materialização de sonhos e metas, a coordenadora da 6ª regional, Carina Góes, entende que é um compromisso com a população ampliar a instituição por todo o estado e que não temos medo de avançar e nem esperamos a hora ideal de prestarmos nossos serviços. “Eu tenho certeza que Cruz das Almas já é outra cidade com a presença da Defensoria e que será cada vez mais respeitada e reconhecida, pois nós não realizamos apenas a defesa processual, evitamos litígio quando fazemos mediações e acordos extrajudiciais, contribuímos para a construção de políticas públicas sempre com o olhar voltado para a proteção e melhoria das condições de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica Carina Góes. 

Já a ouvidora adjunta da Ouvidoria Cidadã do estado da Bahia ressaltou que a sociedade civil ganha muito com essa nova sede. “Ter um espaço próprio abre a possibilidade de uma maior proximidade com a população, conseguir reconhecer e entender melhor as necessidades das pessoas em todo canto da Bahia”, comentou Zenilda Natividade.

Confira a nossa galeria para ter o gostinho da nova sede!